A Volta ao Mundo em 80 Telescópios

2009-04-02
"A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" (http://www.esa.int/esaSC/SEMINPKTYRF_index_0.html ) é uma iniciativa enquadrada no Ano Internacional da Astronomia em que serão transmitidas em directo durante 24 horas imagens do interior das instalações dos maiores e mais modernos observatórios do mundo. Poderão ser colocadas questões e enviadas mensagens aos astrónomos que estarão online nesse momento e em particular às equipas que estão a operar dois observatórios espaciais da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
: o observatório de raios X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
, o XMM
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=23 ), e o observatório de raios gama
raios gama
Os raios gama são a componente mais energética e mais penetrante de toda a radiação electromagnética. Os fotões gama possuem energias elevadíssimas, tipicamente superiores a 10 keV, às quais correspondem comprimentos de onda inferiores a umas décimas do Ångstrom. Este tipo de radiação é, por exemplo, emitido espontaneamente por núcleos atómicos de algumas substâncias radioactivas.
, o INTEGRAL
INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory (INTEGRAL)
O INTEGRAL é um observatório espacial de raios gama da ESA, com cooperação da Rússia e dos Estados Unidos da América, lançado em Outubro de 2002. Esta missão é especialmente dedicada à espectroscopia e obtenção de imagens de alta resolução de fontes de raios gama dentro do intervalo de energia dos 15 keV aos 10 MeV, com monitorização simultânea em raios-X (4-35 keV) e no óptico (banda V, centrada nos 550 nm). Entre outros sucessos, o INTEGRAL já efectou medições espectrais de fontes raios gama, detectou fulgurações de raios gama e mapeou o plano galáctico.
(http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=21 ).

A transmissão tem início às 10h de amanhã, 3 de Abril, no seguinte endereço:
http://www.eso.org/public/events/special-evt/100ha/index.html

O NUCLIO associa-se às "100 horas da Astronomia" e "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" com a realização de várias actividades: sessões de observação com telescópios, oficinas, palestras etc. Para mais informações:
http://www.nuclio.pt/projectos

neste endereço. O NUCLIO associa-se às "100 horas da Astronomia" e "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" com a realização de várias actividades: sessões de observação com telescópios, oficinas, palestras etc. Para mais informações: www.nuclio.pt/projectos"> neste endereço. O NUCLIO associa-se às "100 horas da Astronomia" e "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" com a realização de várias actividades: sessões de observação com telescópios, oficinas, palestras etc. Para mais informações: www.nuclio.pt/projectos"> neste endereço. O NUCLIO associa-se às "100 horas da Astronomia" e "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" com a realização de várias actividades: sessões de observação com telescópios, oficinas, palestras etc. Para mais informações: www.nuclio.pt/projectos"> neste endereço. O NUCLIO associa-se às "100 horas da Astronomia" e "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios" com a realização de várias actividades: sessões de observação com telescópios, oficinas, palestras etc. Para mais informações: www.nuclio.pt/projectos">