Descoberto o mais pequeno exolaneta (até ao momento)!

2009-02-26

Um trânsito planetário provoca uma ligeira diminuição do brilho da estrela. Crédito: CNES.
O satélite francês COROT
COnvection, ROtation et Transits (COROT)
O COROT é um satélite científico que será lançado em finais de 2004 com um duplo objectivo: estudar a estrutura interna das estrelas mediante a medição da sua actividade sísmica e procurar planetas extra-solares do tipo terrestre. A missão COROT foi aprovada pela Agência Espacial Francesa (CNES), com a participação da Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanha, ESA e ESTEC.
observou o mais pequeno exoplaneta
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
(planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
localizado fora do sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
) descoberto até hoje. O COROT-Exo-7b tem um diâmetro ligeiramente inferior ao dobro do diâmetro do nosso planeta, logo com maior probabilidade ter vida como a que conhecemos na Terra. O exoplaneta COROT-Exo-7b foi observado indirectamente através da diminuição do brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
da estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
em torno da qual orbita quando a sua trajectória se interpôs entre a Terra e a referida estrela, como se pode ver no gráfico que acompanha a imagem artística da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
.
A missão COROT é uma missão francesa, do CNES, mas conta também com a colaboração da ESA, da Áustria, da Bélgica, da Alemanha, do Brasil e da Espanha.

Fonte da Noticia: http://www.esa.int/SPECIALS/COROT/SEM7G6XPXPF_0.html