Solstício de Inverno ao vivo em Newgrange

2008-12-20

Newgrange, um dos mais famosos sítio pré-históricos do mundo.
Newgrange é um dos mais antigos monumentos neolíticos, com um propósito astronómico conhecido. Evidências arqueológicas e astronómicas indicam que terá sido construído há cerca de 5000 anos, sendo portanto anterior ao conhecido monumento de Stonehenge. No final de um túnel com 18m encontra-se uma câmara funerária que fica iluminada durante o nascer do Sol
no Solstício de Inverno. A câmara foi construída de forma a permitir a passagens dos primeiros raios de Sol por uma abertura por cima da entrada principal. Hoje em dia os raios incidem sobre o chão de pedras decoradas com espirais.

A posição das diversas componentes foi cuidadosamente estudada, a abertura por onde passaria a luz, a passagem para a câmara interior, etc.. Todos os ângulos estão correctamente definidos com uma enorme precisão. Terá sido construído com finalidades religiosas e como um observatório astronómico que marcaria o final de um no e o início de outro. Foi descoberto em 1960 e desde então vários observadores tem acompanhado o fenómeno no local.

Para quem não tem a possibilidade de ir até lá fica aqui o convite para acompanhar em directo a transmissão de imagens que serão obtidas no dia 21 de Dezembro e transmitidas em directo a partir dos seguintes sites:

http://www.newgrange.com/ , http://astronomy2009.ie/

O NUCLIO vai acompanhar as transmissões a partir do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal. Se quiser um amanhecer diferente neste Solstiício de Inverno que rapidamente se aproxima junte-se a nós... dia 21 de Dezembro entre as 08h30 e 09h30.

Este evento insere-se no programa da FASCINIO - Feira de Astronomia e Ciência do NUCLIO, que decorrerá no próximo fim de semana.

Mais informações: http://www.nuclio.pt/fascinio