Messenger - À descoberta de Mercúrio

2008-10-03

Visão de Artista da sonda Messenger Crédito: NASA
O planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
mais próximo do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
é também o menos conhecido. Observá-lo da Terra é difícil, devido à proximidade da nossa estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. E, até há uns meses, apenas uma sonda automática (a Mariner 10) se tinha aproximado de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, nos longínquos anos 70 do século passado, e obtido imagens de menos de metade da sua superfície. Agora há outra sonda, chamada Messenger, a estudar o planeta. Há alguns meses fez uma primeira passagem próxima, e prepara-se agora para repetir o feito (6 de Outubro às 8h40 UT
tempo universal
Por definição, o tempo universal é o tempo solar médio local do meridiano de Greenwich.
)– no futuro, em 2011, entrará mesmo em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
. Mercúrio encerra muitos mistérios: é muito mais denso do que se poderia supor para um objecto com as suas dimensões, e ainda há uma larga fatia da superfície que não é conhecida, pelo que a sua história geológica permanece envolta em dúvidas. Em resultado da primeira visita da Messenger já se pôde concluir que existiu actividade vulcânica e tectónica neste planeta, nomeadamente na região da grande bacia
bacia de impacto
Uma bacia é uma planície com uma depressão na qual se podem acumular por exemplo água, sedimentos, lava, ou gelos. Em Astronomia, uma bacia (dita de impacto) é uma cratera de impacto cujos bordos podem estar bem ou mal definidos.
de Caloris… mas quando? Poderá Mercúrio ser ainda um objecto geologicamente activo? A comunidade planetária aguarda com alguma expectativa pelos dados que serão recolhidos, e que incluem imagens de quase toda a área ainda desconhecida da superfície deste misterioso membro do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
.