AIA2009 na Madeira apresentado no 18ºENAA

2008-10-02

Madeira já tem agendadas várias actividades para celebrar o Ano Internacional da Astronomia
Integrado na palestra do Prof. João Fernandes sobre o Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) em Portugal, o Coordenador Regional do AIA2009 na Região Autónoma da Madeira (RAM), Prof. Pedro Augusto, fez um resumo das actividades já agendadas na RAM, no 18º Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica, realizado em Évora nos dias 18 e 19 de Setembro. A RAM conta já com um total de 190 eventos e 16 iniciativas, que terão lugar nos 11 concelhos da Região e em mais de 30 freguesias. O mote do AIA2009-Madeira, “A Madeira fervilhará de Astronomia: não será deixado calhau por virar…”, está a ser levado avante.

O arquipélago da Madeira é constituído por oito ilhas, apenas duas das quais habitadas (Madeira e Porto Santo). O AIA2009 estará nestas duas e, ainda, em duas das desabitadas (Deserta Grande e Selvagem Grande), com o apoio do Comando da Zona Marítima da Madeira e do Parque Natural da Madeira: pela primeira vez na história (a menos de melhor informação) serão feitas observações astronómicas destas duas ilhas. Ainda, os grandes eventos turísticos da RAM não escapam ao AIA2009, com a colaboração do Governo Regional: as iluminações de Natal já deste ano, o Carnaval, a Festa da Flor e o Fogo de final de ano (2009). Ainda, a Festa do Desporto Escolar (abertura).

Em números, dos 190 eventos, 64 são sessões de observação, 42 são palestras, 26 são exibições de filmes/documentários, 22 são inaugurações de exposições, 15 são projectos de laboratório (“hands-on”) e 21 são de vários tipos, incluindo nove apagões em nove dos concelhos da ilha, integrados na iniciativa local “O céu estrelado existe!” que corresponde a um dos pilares do AIA2009 (“Dark Skies Awareness”). Por falar em iniciativas, as restantes têm nomes curiosos: “Astronomia na Comunidade Funchalense”, “P’ra lá do céu”, “Radi’olh’o-meteoro”, “Exposição Itinerante”, “Semana do Livro Astronómico”, “EscoLAI’s”, “Semana AstroShop”, “IX Semana da Astronomia”, “Semana Astronómica Vicentina”, “Semana Internacional do Espaço”, “V Festival Internacional de Cinema do Funchal”, “Semana Astro-Marítima”, “Porto Santo ASTROLine”.
Para mais informações sobre as iniciativas bem como dos eventos ja' agendados, visitar
http://www.uma.pt/aia09