Mais uma evidência da existência de um Buraco Negro no centro da Via Láctea

2008-04-16

Região central da nossa galáxia, a cerca de 26 000 anos luz de distância da Terra, onde se acredita estar um Buraco Negro com milhões de vezes a massa do Sol. A imagem revela uma região rica em emissões de Raios-X. Crédito: CHANDRA.
Os cientistas acreditam que a maior parte das galáxias
, para não dizer todas, albergam na sua região central um Buraco Negro. A nossa galáxia não foge à regra, existem fortes indicações de que na região central da nossa galáxia poderá estar um Buraco Negro com cerca de 4 milhões de vezes a massa
no Sol
, conhecido como Sagittarius A*. Em muitas galáxias, estes candidatos a Buracos Negros são responsáveis por emissões extremamente energéticas provenientes da região que os circunda, resultado do campo gravítico que atrai a matéria que cai em sua direcção e forma um disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
. No caso da Via Láctea
, ao que tudo indica, não há muita matéria nas regiões que podem ser afectadas pelo campo gravítico do objecto compacto, pelo que este mostra um aspecto adormecido.

Imagens recentes, obtidas com os satélites de Raios-X da ESA
, NASA
e Agência Espacial Japonesa, mostram que há cerca de 3 séculos houve uma poderosa emissão proveniente da região.

Os cientistas chegaram a esta conclusão ao analisar imagens da região onde se encontra uma grande nuvem conhecida como Sagittarius B2, a cerca de 300 anos-luz
de distância de Saggitarius A*. Ao que tudo indica a região apresenta sinais de interacção de emissões de Raios-X, provenientes do disco de acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
que circunda o possível buraco negro
na região central da nossa galáxia, com a nuvem. A combinação de observações de vários telescópios permitiu eliminar outras hipóteses como por exemplo reacções ocorridas na própria nuvem causadas por partículas subatómicas.

Esta descoberta é mais um ingrediente a acrescentar à lista de evidências a favor da existência de um Buraco Negro no centro da nossa galáxia e parece mostrar que ele nem sempre esteve em estado dormente.

Fonte Original: http://www.esa.int/esaSC/SEMV9Z3XQEF_index_0.html