Estrela companheira de um pulsar reduzida ao tamanho de um planeta

2002-06-04

Ilustração de um pulsar num sistema binário. A matéria da estrela companheira é canalizada em direcção aos pólos magnéticos de uma estrela de neutrões em rápida rotação. Crédito: NASA
O estágio final de vida de uma estrela
de grande massa
pode ser na forma de uma estrela de neutrões
. Trata-se de um objecto muito compacto, geralmente encontrado em sistemas binários próximos, sistemas em que as duas estrelas estão tão próximas que não podem ser visualizadas separadamente. Devido ao seu intenso campo gravitacional, a estrela de neutrões
vai lentamente consumindo o material da estrela companheira. O gás da estrela companheira "cai" em direcção à estrela compacta e forma em torno desta um disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
. A energia orbital da estrela é lentamente transferida para a estrela de neutrões que roda cada vez mais depressa. Quando o material da estrela companheira é canalizado em direcção aos pólos magnéticos da estrela de neutrões, surgem os chamados "pontos quentes", que emitem grandes quantidades de raios X
. Durante o movimento de rotação e dependendo do nosso ângulo de visão, vemos o ponto quente surgir e desaparecer, ou seja, vemos pulsos de raios X. Estrelas de neutrões com estas características são pulsares.

O sistema XTE J0929-314, descoberto por cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Maio de 2002, utilizando o Satélite da NASA
, Rossi X-ray Timing Explorer
Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE)
O observatório espacial de raios-X RXTE, da NASA, é uma missão que teve início em 1995 e ainda está a decorrer, e tem como objectivo observar, com extrema rapidez, buracos negros, estrelas de neutrões, pulsares de raios-X e fulgurações de raios-X. Uma grande vantagem do RXTE é a sua capacidade de observar alterações que ocorrem no brilho de fontes de raios-X, tanto num milésimo de segundo, como ao longo de anos.
, apresenta cerca de 185 pulsações por segundo. Neste sistema, um pulsar completa uma órbita
em torno da sua companheira a cada 43 minutos, um dos menores períodos orbitais já encontrados. O sistema composto por uma estrela de neutrões e uma estrela com uma massa de cerca de 10 vezes a massa de Júpiter
é tão pequeno que caberia dentro da órbita da Lua
(em torno da Terra). Este sistema encontra-se numa fase avançada da sua evolução em que quase toda a matéria da estrela companheira já foi "arrancada". A estrela, uma estrela laranja, que na sua fase inicial teria cerca de 500 vezes a massa de Júpiter, provavelmente desaparecerá e o pulsar ficará isolado.

A comprovação da teoria evolutiva dos pulsares, depende da observação destes objectos nos diferentes estágios previstos. Vários pulsares já foram observados em diferentes estágios evolutivos, contudo, este é um dos raros exemplos encontrados em que a estrela companheira se encontra numa fase muito próxima de uma possível extinção.

Pode visualizar uma animação, deste fenómeno, produzida pela NASA:

Noticia original: http://web.mit.edu/newsoffice/nr/2002/pulsars2.html