Telescópio HET detecta atmosfera de exoplaneta

2007-12-07

Em cima: A linha a tracejado mostra a órbita do planeta à volta da estrela HD189733. O planeta orbita a estrela uma vez em dada 2,2 dias terrestres, atravessando o disco da estrela bem abaixo do seu equador. Os pequenos círculos indicam a localização do planeta nas mais de 200 observações do HET realizadas pelos investigadores ao longo de um ano terrestre. Os círculos vermelhos mostram as observações quando o planeta estava em trânsito. Em baixo: Espectro da atmosfera do exoplaneta HD189733b onde se detecta a bem conhecida assinatura do sódio. Crédito: S. Redfield/T. Jones/McDonald Obs.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) utilizou o telescópio Hobby-Eberly Telescope (HET), do Observatório McDonald, para realizar a primeira detecção na Terra da atmosfera
de um planeta
fora do nosso Sistema Solar

O planeta estudado orbita HD189733, uma estrela
a cerca de 63 anos-luz
, na constelação
da Pequena Raposa (Vulpecula), e é designado por HD189733b. Tem cerca de 20% mais massa
que Júpiter
e orbita muito próxima da sua estrela - cerca de 10 vezes mais próximo que Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
do Sol

A partir da Terra, a linha de visão permite detectar o planeta em trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
, ou seja, podemos observar o planeta a passar directamente à frente da estrela em cada órbita
. Utilizando o telescópio HET e o seu espectrógrafo de alta-resolução, os investigadores obtiveram espectros da luz da estrela quando o planeta está à frente e quando não está, para 11 trânsitos ao longo de um ano. A divisão de um espectro pelo outro permite obter o espectro de transmissão do planeta, e por conseguinte, a composição química da sua atmosfera.

Embora a técnica seja bastante directa, estas observações são extremamente difíceis. Até agora, a atmosfera de um exoplaneta
só tinha sido detectada uma vez, através de observações com o espectrógrafo STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph) do Telescópio Espacial Hubble
. Infelizmente este instrumento está inoperável.

A luz bloqueada pelo planeta em trânsito é apenas 2,5% da luz total da estrela, e a atmosfera do planeta bloqueia mais 0,3%. Se um planeta não tiver atmosfera, a luz bloqueada no trânsito é sempre a mesma, em qualquer comprimento de onda
. Mas se o planeta tem atmosfera, os gases desta absorvem luz em determinados comprimentos de onda. Isto faz com que o planeta pareça maior nesses comprimentos de onda.

O estudo do trânsito de HD189733b num determinado comprimento de onda correspondente a uma transição de sódio mostrou que o planeta aparenta ser 6% maior que nos outros comprimentos de onda. A detecção de sódio foi possível porque este elemento existe em abundância na atmosfera do exoplaneta e porque a transição atómica estudada é forte e o seu comprimento de onda está no intervalo de comprimentos de onda do visível
que se pode observar a partir da Terra.

Os investigadores analisaram centenas de observações obtidas ao longo de um ano. Tiveram ainda de remover dos espectros a contaminação da atmosfera terrestre
. Mas os resultados foram extremamente convincentes, e o espectro de transmissão de HD189733b tem resolução maior que o obtido anteriormente pelo Hubble, para outra estrela.

A equipa já planeia estender o seu estudo a mais planetas para os quais se podem observar trânsitos, assim como tentar detectar outros constituintes atómicos e moleculares, como o potássio e o hidrogénio. O campo de estudo dos exoplanetas evolui muito rapidamente, já estando num ponto em que é possível começar a estudar a composição de atmosfera de Júpiteres quentes. Um passo importante será a detecção de oxigénio e vapor de água - moléculas
essenciais para a vida - em planetas mais propícios à vida do que HD189733b.

Fonte da notícia: http://mcdonaldobservatory.org/news/releases/2007/1205.html