Encontrado gelo em Marte!

2002-05-29

Nestes mapas dos pólos de Marte em falsa cor, o azul escuro indica solo rico em hidrogénio. O pólo Sul está rodeado de terreno gelado. O pólo Norte também contém água em forma de gelo, mas encontra-se escondida debaixo de uma camada de dióxido de carbono gelado por ser inverno no hemisfério Norte. Crédito: NASA.
A 2001 Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
, (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) possui um conjunto de instrumentos com o nome colectivo de espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios gama
raios gama
Os raios gama são a componente mais energética e mais penetrante de toda a radiação electromagnética. Os fotões gama possuem energias elevadíssimas, tipicamente superiores a 10 keV, às quais correspondem comprimentos de onda inferiores a umas décimas do Ångstrom. Este tipo de radiação é, por exemplo, emitido espontaneamente por núcleos atómicos de algumas substâncias radioactivas.
, GRS (do inglês Gamma-Ray Spectrometer). O GRS iniciou o mapeamento de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
em Fevereiro de 2002 e tem detectado sinais da existência de gelo a menos de um metro de profundidade do solo, numa extensa região à volta do pólo Sul do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho.

Quando raios cósmicos provenientes do espaço atingem a superfície marciana, raios gama e neutrões
neutrão
Partícula que, juntamente com o protão, constitui os núcleos atómicos. Exceptuando o hidrogénio, todos os átomos têm neutrões, e é o número de neutrões que determina o isótopo de determinado elemento químico. Os neutrões têm carga eléctrica neutra. Os neutrões são formados por três quarks (dois "d" e um "u"), são bariões (e hadrões) e o seu spin é um número semi-inteiro. Os neutrões livres declinam por decaímento beta, com um tempo de semi-vida de 10,8 minutos, originando um protão, um electrão e um neutrino. No núcleo atómico, o neutrão é tão estável quanto o protão.
são expelidos do solo. O GRS tem a capacidade de detectar e medir a energia destes raios gama e neutrões, permitindo inferir quais os elementos presentes no solo até um metro de profundidade. De especial interesse é o hidrogénio, pois indica a presença de água (H2O). A combinação dos diferentes tipos de dados recolhidos pelo instrumento indicam que o hidrogénio não se encontra uniformemente distribuído em profundidade, concentrando-se mais na camada inferior.

As regiões ricas em hidrogénio localizam-se em áreas muito frias, onde o gelo deverá ser estável. Esta relação entre concentração de hidrogénio e zonas de previsível estabilidade do gelo levam a concluir que o hidrogénio se encontra, tal como se esperava, na forma de gelo. No Norte, também se encontra a assinatura do hidrogénio, mas não em áreas próximas do pólo. Isto acontece porque as regiões polares do Norte marciano encontram-se actualmente cobertas por uma camada sazonal de gelo de dióxido de carbono, vulgarmente chamado gelo seco. Com a Primavera a aproximar-se desta zona, os últimos dados de neutrões indicam que o gelo está a regredir, revelando o subsolo rico em hidrogénio.

Supõe-se que Marte possuiu, em tempos, grandes quantidades de água próximas da superfície, mas não se sabe o que lhes terá acontecido. O mapeamento e as medições das regiões de gelo polar efectuados pela Odisseia Marte constituem a prova mais directa da existência de água, sob a forma de gelo, debaixo da superfície de Marte. A quantidade de água detectada pelo GRS é muito superior à que se esperava: é suficiente para encher duas vezes o lago Michigan, um dos grandes lagos dos EUA. É necessário continuar a procurar, talvez a maiores profundidades, a restante água que se julga que Marte já teve à superfície.

Extensas áreas localizadas entre baixas e médias latitudes contêm pequenas quantidades de hidrogénio, equivalentes à presença de uma pequena percentagem de água. A interpretação destes dados ainda se encontra em curso, mas põe-se a hipótese de que esta pequena quantidade de hidrogénio esteja, provavelmente, mais relacionada com a composição química dos minerais presentes no solo, do que presente na forma de gelo.

Fonte da notícia: http://science.nasa.gov/headlines/y2002/28may_marsice.htm?list110260