Buraco negro estelar de grande massa

2007-10-20

Em cima: M33 X-7 é um buraco negro que pertence a um sistema binário. A cada três dias e meio, a sua companheira eclisa o buraco negro. M33 X-7 visto pelo Chandra não eclipsado (esquerda) e eclipsado (direita). O Chandra detecta os raios-X do disco de gás quente que envolve o buraco negro. Crédito: NASA/CXC/CfA/P.Plucinsky et al. No meio: imagem do buraco negro M33 X-7 obtida pelo Chandra (a azul) sobreposta a uma imagem obtida pelo Hubble, no óptico. Crédito: NASA/CXC/CfA/P.Plucinsky et al. (raios-X); NASA/STScI/SDSU/J.Orosz et al. (óptico). Em baixo: M33 observada no óptico pelo telescópio Gemini. Crédito: AURA/Gemini Obs./SDSU/J.Orosz et al.
Uma equipa de cientistas dedicou-se ao estudo de um buraco negro
estelar na nossa galáxia
vizinha M33
M33 (NGC 598)
M33 é a terceira maior galáxia do Grupo Local, depois de Andrómeda (M31) e da Via Láctea. É uma galáxia espiral situada a uma distância de 2,6 milhões de anos-luz.
, a apenas 3 milhões de anos-luz
. Os buracos negros estelares formam-se a partir do núcleo de uma estrela
de grande massa
no final da sua vida.

O buraco negro M33 X-7 faz parte de um sistema binário e a sua companheira eclipsa o buraco negro a cada três dias e meio. Este fenómeno permite determinar com grande precisão a massa do buraco negro e da sua companheira. Os investigadores combinaram dados do Observatório Espacial de Raios-X Chandra
) com dados do Telescópio Gemini, de 10 m, no Havai. A duração do eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
, medida pelo Chandra, dá-nos informação sobre o tamanho da companheira. A escala do movimento da companheira, determinada pelas observações do Telescópio Gemini, dá-nos informação sobre a massa do buraco negro e da sua companheira.

Os investigadores determinaram que M33 X-7 tem 15,7 vezes a massa do Sol
o que faz de M33 X-7 o buraco negro estelar de maior massa que se conhece. A sua companheira é uma estrela de grande massa, ou melhor, de uma invulgar grande massa: 70 massas solares
! Em sistemas binários que contêm buracos negros, não se conhece estrela de maior massa que esta. Com o tempo, a companheira deverá acabar a sua vida com uma explosão de supernova
e o sistema tornar-se-á um binário de buracos negros.

As propriedades do sistema binário M33 X-7 são difíceis de explicar: um buraco negro de grande massa a orbitar uma estrela de grande massa numa órbita
próxima. A estrela que deu origem ao buraco negro terá tido mais massa ainda que a companheira e por isso terminou a sua vida mais cedo. Mas então, o seu raio seria maior que a separação actual entre o buraco negro e a companheira, o que leva a crer que as duas estrelas se aproximaram e partilharam a mesma atmosfera
. Este processo normalmente resulta numa grande quantidade de massa a ser expelida do sistema e, por isso, seria pouco provável que desse origem a um buraco negro de tanta massa quanto o M33 X-7 (15,7 massas solares!)

As massas elevadas determinadas neste estudo obrigam a repensar o que se sabe sobre a evolução e fases terminais da vida das estrelas de grande massa. A estrela progenitora do buraco negro terá tido que expelir gás da sua atmosfera a uma taxa 10 vezes menor que a prevista pelos actuais modelos teóricos, de forma a dar origem a um buraco negro de tanta massa.

Se for verdade que as estrelas de grande massa perdem muito pouco material, então poder-se-ia explicar a supernova 2006gy, que foi incrivelmente luminosa - o progenitor desta supernova teria cerca de 150 vezes a massa do Sol quando explodiu!

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/07_releases/press_101707.html