Sputnik I e a Era Espacial - 50 anos

2007-10-04

1. Modelo do Sputnik I. Crédito: NSSDC Master Catalog by NASA. 2. A única peça que resta do Sputnik I, actualmente em exposição no Museu Nacional do Ar e do Espaço em Washington D.C. 3. Selo comemorativo do lançamento do Sputnik. 4. Página do New York Times. Crédito: The New York Times Company.
A 4 de Outubro de 1957, a História mudou quando a União Soviética lançou, com sucesso, o Sputnik I a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão. Trata-se do primeiro objecto construído pelo Homem posto a orbitar a Terra. O satélite era uma esfera de apenas 58,5 cm de diâmetro, pesava 84 kg e tinha quatro antenas com comprimentos entre 2,4 a 2,9 m. A uma velocidade de 29 000 km/h, o Sputnik I completava uma volta em torno da Terra, numa órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
elíptica à altura de aproximadamente 250 km, em cada 96 minutos.

O Sputnik I obteve dados da densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
de electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
nas camadas mais altas da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
e da propagação de sinais rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
na ionosfera
ionosfera
A ionosfera é a camada da atmosfera terrestre situada imediatamente acima da estratosfera. Estende-se dos 80 até aos 500 km acima da superfície terrestre, onde o oxigénio e o azoto são ionizados pela luz solar, dando origem a electrões livres.
. Os instrumentos encontravam-se numa cápsula selada. Dois radiotransmissores emitiram sinais a 20 e 40 MHz que puderam ser detectados por radioamadores em todo o mundo durante 22 dias, até que as baterias acabaram. A informação incluía dados da temperatura dentro e sobre a superfície do satélite. A esfera estava cheia com azoto sob pressão de forma que, se um meteoróide penetrasse a superfície, seria evidente nos dados da temperatura.

O Sputnik I manteve-se em órbita durante 92 dias até arder ao reentrar na atmosfera, a 3 de Janeiro de 1958, após cerca de 1400 órbitas à volta da Terra e 70 milhões de quilómetros.

A história começa em 1952, quando o Conselho Internacional das Uniões Científicas determinou que o período de Julho de 1957 a Dezembro de 1958 seria o Ano Geofísico Internacional, tendo em consideração que o ciclo da actividade solar
actividade solar
A actividade solar consiste no conjunto de fenómenos ou processos físicos que se manifestam, com maior ou menor intensidade, durante o ciclo solar. Por exemplo, fazem parte da actividade solar a ocorrência de manchas solares, as protuberâncias, o vento solar, ou as ejecções de matéria coronal.
estaria no máximo nessa altura. Dois anos depois, o Conselho adoptou a resolução que incentivava o lançamento de satélites artificiais durante o Ano Geofísico Internacional. A União Soviética e os Estados Unidos lançaram-se em projectos espaciais para ver quem ganharia esse desafio.

O lançamento do Sputnik I em Outubro de 1957 marca o início da Era Espacial. O programa Sputnik, chefiado por Sergei Korolyev, lançou mais 3 satélites durante o Ano Geofísico Internacional - o Sputnik II, lançado a 3 de Novembro de 1957, levava a bordo a cadela Laika. Os Estados Unidos lançaram com sucesso o Explorer I a 31 de Janeiro de 1958. Este satélite descobriu as cinturas de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
magnética à volta da Terra (cintura de Van Allen). Em Outubro de 1958, nascia a NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
.

Fontes da notícia: http://history.nasa.gov/sputnik/
http://www.sputnik1.yatb.info/