O gelo na superfície de Marte

2007-09-28

Região polar sul de Marte: a calote polar, a branco, e a região de depósitos que a circunda, escura e lisa. Crédito: NASA/MOLA Science Team.
Desde a observação dos canais de Marte
que os cientistas começaram a suspeitar que houve um tempo em que água líquida fluía na superfície de Marte. Por hipótese, os pólos de Marte podem conter, sob a forma de gelo, grandes quantidades de água. Mas como a atmosfera
de Marte é constituída em 95% por dióxido de carbono e contém apenas uns vestígios de água, alguns investigadores teorizaram que as calotes polares deviam ser constituídas por gelo de dióxido de carbono, também chamado gelo seco.

Uma equipa liderada por cientistas planetários do MIT (Massachussets Institute of Technology, EUA) levou a cabo um estudo sobre a composição da superfície da região do pólo sul de Marte. Suspeitavam que a calote polar era composta por uma fina camada de dióxido de carbono que cobria uma camada de poeira e gelo. À volta da calote, estende-se uma região escura e lisa, muito maior que a própria calote, e cuja composição era incerta: seria constituída por poeira, por gelo, ou ambos?

A análise dos dados topográficos e gravitacionais recolhidos por três sondas que orbitam Marte - a Mars Reconnaissance Orbiter, a Mars Global Surveyor e a Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
- permitiu determinar o volume e a massa
de gelo na calote polar sul com bastante precisão. Com estes valores, os investigadores calcularam a densidade
do gelo na calote polar, assim como na região circundante: chegaram à conclusão que é aproximadamente 1 220 kg/m3. Este valor indica que a sua composição é essencialmente água, com cerca de 15% de poeira de silicatos misturada.

(A densidade de gelo de água é 1 000 kg/m3 e a densidade de gelo seco é 1 600 kg/m3.)

Este resultado diz-nos que a região do pólo sul de Marte é o maior corpo de água gelada do Sistema Solar
interior, depois da Terra!

Uma questão que intrigava os cientistas era a observação de uma grande percentagem da superfície polar que não reflecte tanta luz como seria de esperar se houvesse gelo à superfície. Este estudo mostra que grande parte do gelo está coberto por uma camada de poeira. Fica pouco claro porque é que só cobre certas áreas.

A equipa planeia estender este tipo de estudo à calote polar norte de Marte, que aparenta não ter uma camada de poeira à superfície, mas que se encontra junto de um enorme campo onde parece haver uma quantidade significativa de gelo.

Fonte da notícia: http://web.mit.edu/newsoffice/2007/mars-0921.html