Marte nunca parece ter o tamanho da Lua!

2009-08-27

As posições de Marte e da Terra relativamente ao Sol e as distâncias (em milhões de quilómetros) entre os dois planetas entre os anos de 1999 e 2022. Crédito: Mário Ramos.
Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
do tamanho da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
? Esta é uma questão recorrente que se coloca devido à circulação de mensagens de correio electrónico que afirmam que Marte terá no céu um tamanho aparente semelhante ao da Lua. Isto NUNCA se verifica. Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente UM PONTO BRILHANTE no céu!

Este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando Marte e a Terra estiveram particularmente próximos, uns meros 56 milhões de quilómetros. Este facto ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular por esta altura do ano, mencionando o dia 27 de Agosto, apesar das aproximações não ocorrerem nas mesmas datas.

A próxima maior aproximação só acontecerá a 27 de Janeiro de 2010 e será de 99 milhões de quilómetros (ver imagem). Como Marte pouco maior é do que nossa Lua (que está somente a cerca de 400 mil quilómetros da Terra) é fácil perceber, dado os valores da distância Terra-Marte mencionados, que é completamente impossível observar Marte com um tamanho comparável ao da Lua.

Informação adicional sobre a oposição de Marte de 2003 pode ser consultada no seguinte URL: http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=279

Uma boa explicação (em inglês) sobre as oposições e maiores aproximações entre Marte e a Terra pode ser encontrada na seguinte página:
http://seds.org/~spider/spider/Mars/marsopps.html