Astronomia no Google

2007-09-21

Captura de algumas imagens do Sky. Crédito: NASA, ESA, Digitized Sky Survey Consortium, and the STScI-Google Partnership.
O Google desenvolveu uma nova aplicação dentro do Google Earth, o Sky, que permite ao utilizador viajar pelo céu e ir ao encontro dos objectos celestiais. À medida que se faz zoom, vai aparecendo informação e imagens dos objectos para os quais existem dados. As 125 imagens do Hubble mais conhecidas já fazem parte do Sky, e mais serão adicionadas com o tempo.

O fundo do céu é constituído por imagens de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
reais, obtidas com dois levantamentos do céu: o Digitized Sky Survey (DSS) e o Sloan Digital Sky Survey
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
(SDSS). O DSS engloba um levantamento fotográfico de quase todo o céu e contém cerca de um milhão de objectos. O SDSS contém imagens de centenas de milhões de objectos menos brilhantes e cobre mais de um quarto do céu.

O Sky faz parte da última versão do Google Earth - pode descarregar gratuitamente em: http://earth.google.com/

Uma outra secção do Google, o Google Moon
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, também tem novidades: novas imagens novas de alta resolução e mapas com conteúdo multimédia da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
estão agora ao dispor em http://www.google.com/moon/ . As actualizações incluem conteúdos das missões Apollo, imagens panorâmicas, clips audio e vídeos, tudo sobre mapas lunares de alta resolução. As imagens e topografia estão alinhadas com o sistema mais recente de coordenadas lunares e pode ser utilizado para fins científicos.