Rosetta observa o asteróide Lutetia

2007-02-09

O asteróide 21-Lutecia foi observado pela câmara OSIRIS, a bordo da Rosetta, em 2 de Janeiro de 2007, quando se encontrava a 245 milhões de quilómetros da sonda. A campanha de observação durou 36 horas. Crédito: ESA/MPS/UPD/LAM/IAA/RSSD/INTA/UPM/DASP/IDA.
No início do mês de Janeiro a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
(ESA), deitou um primeiro olhar ao asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
21-Lutetia, um dos objectivos da sua longa missão. A câmara OSIRIS (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System), a bordo da sonda, obteve imagens do asteróide enquanto aquele passava no seu campo de visão, durante a aproximação gradual da sonda ao planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
. A sonda alcançará Marte no dia 25 deste mês, iniciando assim a próxima manobra gravitacionalmente assistida.

Durante a longa viagem até ao seu destino final (o cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
67P Churyumov-Gerasimenko), a Rosetta deverá estudar dois asteróides, o 2867-Steins e o 21-Lutetia, ambos situados na Cintura de Asteróides
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
entre as órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Marte e Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
. Tal como os cometas, os asteróides possuem importantes informações acerca da origem do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, sendo um dos objectivos principais desta missão fornecer um entendimento mais aprofundado desta origem.

A Rosetta aproximar-se-á dos asteróides Steins e Lutetia em Setembro de 2008 e Julho de 2010, respectivamente, mas os cientistas a cargo da missão aproveitaram já a oportunidade de recolher alguns dados preliminares sobre os objectos. Esta oportunidade ajudará a preparar melhor as futuras campanhas de observação.

O asteróide Steins foi observado pela Rosetta em 11 de Março de 2006, enquanto o Lutetia foi observado durante uma campanha de 36 horas de observação que decorreu entre os dias 2 e 3 de Janeiro deste ano, quando a sonda se encontrava a cerca de 245 milhões de quilómetros do asteróide.

Conhece-se ainda muito pouco sobre estes dois asteróides. De facto, conhece-se ainda muito pouco sobre a generalidade dos asteróides, apenas se tendo observado de perto muito poucos dos muitos milhões de asteróides que povoam o nosso Sistema Solar. De acordo com o que sabemos até à data, Steins e Lutetia possuem propriedades bastante diferentes um do outro. O asteróide Steins é relativamente pequeno, com um diâmetro de poucos quilómetros, enquanto o Lutetia é um objecto bastante maior, com um diâmetro aproximado de 100 km.

A observação do Lutetia em Janeiro deste ano foi orientada no sentido de conseguir pré-caracterizar a direcção de rotação do asteróide. Isto é possível através do estudo da curva de luz do asteróide - a análise da forma como a luz é emitida pelo objecto, nomeadamente a análise das variações na intensidade da emissão, permite deduzir qual a direcção de rotação do objecto em estudo. Os responsáveis da missão estão agora a proceder à análise dos dados obtidos pela câmara OSIRIS numa tentativa de elaborar a curva de luz do Lutetia.

Depois de concluídas as observações do asteróide Lutetia, a sonda Rosetta prepara-se agora para o próximo passo da missão: a aproximação e passagem pelo planeta Marte. Pelo final deste mês, a energia gravitacional do planeta vermelho será usada pela sonda para acelerar numa nova trajectória em direcção à Terra, onde ocorrerá a próxima manobra assistida pela gravidade, em Novembro deste ano.

O asteróide 2867-Steins será de novo visitado pela sonda em 5 de Setembro de 2008, a uma distância de apenas 1 700 km. Este encontro dar-se-á a uma velocidade relativamente baixa de 9 km/s, durante a primeira excursão da Rosetta ao interior da Cintura de Asteróides. No dia 10 de Julho de 2010, a sonda executará a sua segunda visita ao asteróide 21-Lutetia, passando a cerca de 3 000 km de distância, a uma velocidade aproximada de 15 km/s.

Enquanto visita estes "rochedos primordiais", a Rosetta obterá dados sem precedentes. Os instrumentos que transporta a bordo captarão informações acerca da massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
e densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
dos asteróides, da sua temperatura interior e da existência de gases e poeira em seu torno, fornecendo-nos mais e melhores pistas sobre a sua composição e caracterização.

Até lá, a Rosetta continua a fornecer-nos novas emoções à medida que vai viajando através do Sistema Solar, captando dados e imagens dos objectos que encontra no seu percurso.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaCP/SEMNRESMTWE_index_0.html

Mais informação, no Portal do Astrónomo, sobre a sonda Rosetta na secção das Missões .