Google envolve-se no projecto Large Synoptic Survey Telescope

2007-01-06

Desenho do LSST sobreposto a uma fotografia de Cerro Pachón (Chile), no local onde será construído. Crédito: Michael Mullen Design, LSST Corporation.
O Google, o maior motor de pesquisa da Internet do mundo, juntou-se a um grupo de 19 universidades, laboratórios nacionais e fundações privadas, que está a construir o Large Synoptic Survey Telescope (LSST), um grande telescópio concebido para a realização de levantamentos do céu.

Com data de início de operações prevista para 2013, o telescópio LSST de 8,4 m será capaz de fazer um levantamento profundo de todo o céu em diferentes comprimentos de onda do visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
, todas as semanas. A sua câmara de 10° possui 3 mil milhões de píxeis.

Os objectivos científicos principais são o estudo da matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
e energia escura, e o estudo de objectos que variam ou se movem rapidamente, como por exemplo, explosões de supernovas
supernova
Uma supernova é a explosão de uma estrela no final da sua vida. As explosões de supernova são de tal forma violentas e luminosas que o seu brilho pode ultrapassar o brilho de uma galáxia inteira. Existem dois tipos principais de supernova: as supernovas Tipo Ia, que resultam da explosão duma estrela anã branca que, no seio de um sistema binário, rouba matéria da estrela companheira até a sua massa atingir o limite de Chandrasekhar e então colapsa; e as supernovas Tipo II, que resultam da explosão de uma estrela isolada de massa elevada (com massa superior a cerca de 4 vezes a massa do Sol) que esgotou o seu combustível nuclear e expeliu as suas camadas externas, restando apenas um objecto compacto (uma estrela de neutrões ou um buraco negro).
, asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
próximos, objectos da Cintura de Kuiper
Cintura de Kuiper
A Cintura de Kuiper é uma região em forma de disco, localizada depois de Neptuno, entre 30 e 50 UA do Sol. É constituída por muitos pequenos corpos gelados, restos da formação do Sistema Solar, e é a fonte dos cometas de curto-período. O primeiro objecto da Cintura de Kuiper, 1992QB1, com 240 km de diâmetro, só foi descoberto em 1992, mas desde então já se conhecem centenas de objectos da Cintura de Kuiper (KBO, do inglês Kuiper Belt Object). Há astrónomos que consideram Plutão, e a sua lua Caronte, objectos da Cintura de Kuiper.
.

O projecto LSST e o Google partilham um objectivo comum: organizar grandes quantidades de dados e torná-los úteis. O LSST, previsto para operar durante uma década, gerará mais de 30000 gigabytes (30 TB) de dados cada noite. Esta enorme quantidade de dados tem de ser analisada em tempo real, de forma eficiente. Áreas chave na colaboração Google-LSST serão: organização da informação; processamento e análise contínua de torrentes de dados, permitindo que novas descobertas sejam anunciadas à comunidade científica em tempo real; trabalho com sistemas paralelos de dados.

Além de ser uma ferramenta extremamente útil para cientistas e astrónomos amadores, uma boa organização dos dados do LSST gerará uma nova visão dinâmica do céu nocturno para o público em geral. Uma das missões do Google é tornar a informação obtida com o LSST universalmente acessível e útil.

Fonte da notícia: http://www.lsst.org/News/google.shtml