8 de Novembro: trânsito de Mercúrio

2006-11-06

Em cima: os contactos do trânsito de Mercúrio. Crédito: HM Nautical Almanac Office. Em baixo: o final do trânsito de Mercúrio de 2003, observado pelo Telescópio Solar de 1m da Suécia, localizado em La Palma (Canárias). Crédito: The Royal Swedish Academy of Sciences.
Na próxima quarta-feira, dia 8 de Novembro, o planeta
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, ao ser observado a partir da Terra, passará à frente do Sol
. A este evento dá-se o nome de trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
. De todos os planetas, só Mercúrio e Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, por terem órbitas
interiores à da Terra, podem ser observados a passar diante do disco solar. Estes eventos são raros: em média, ocorrem 13 trânsitos de Mercúrio por século. Por sua vez, os trânsitos de Vénus ocorrem aos pares, com oito anos de intervalo entre si - mas em média, mais de um século passa entre cada par de trânsitos de Vénus.

Durante o próximo trânsito do dia 8 de Novembro, o diâmetro do Sol medirá 1937,5 segundos de arco
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
e o de Mercúrio 10,0 segundos de arco. Ou seja, o diâmetro de Mercúrio será apenas 0,005 o do Sol! O planeta assemelhar-se-á a uma pequena mancha solar a atravessar muito rapidamente o disco solar. A separação mínima entre o centro do disco do Sol e Mercúrio será de 422,9 segundos de arco.

O último trânsito de Mercúrio ocorreu em 2003; depois do de 8 de Novembro de 2006, o próximo será só em 2016.

Esta rara oportunidade de testemunhar ao vivo o trânsito de Mercúrio completo na próxima quarta-feira só será possível para quem se encontre em certas regiões do globo: Leste da Austrália, Nova Zelândia, parte da Antárctida, Oeste dos EUA, Oeste do México, Sul do Chile e ao longo do Oceano Pacífico.

O trânsito terá início às 19h12 (hora de Lisboa) e terminará às 00h10. O trânsito completo durará 4h58m.

O NUCLIO organizou um encontro aberto ao público no Instituto Geográfico do Exército, pelas 19h00, para acompanhar o trânsito de Mercúrio a partir de transmissões via internet.

Os trânsitos de Mercúrio e Vénus foram historicamente muito importantes. A primeira pessoa a observar um trânsito de Mercúrio foi Pierre Gassendi, em Paris, a 7 de novembro de 1631. Em 1716, Edmond Halley
Edmund Halley
(1656-1742) E. Halley, físico e matemático inglês, é mais conhecido por ter previsto, em 1705, que um certo cometa brilhante era periódico e seria visível de novo em 1758 - o que se confirmou e o cometa recebeu o nome de Cometa Halley. Contemporâneo de Isaac Newton, reconheceu a importância do trabalho de I. Newton e apoiou-o financeiramente na publicação dos seus Principia Mathematica. Distinguiu-se com muitos trabalhos em diversas áreas, incluindo: catálogos de estrelas do céu austral; teoria sobre a variação do magnetismo terrestre; estudos sobre os movimentos próprios das estrelas; os ventos e as monsões; as marés; óptica; cartografia; navegação marítima, e foi pioneiro em estudos sociológicos, calculando estatísticas com as tabelas de mortalidade.
descreveu como os trânsitos podiam ser utilizados para medir a distância ao Sol, permitindo assim estabelecer a escala absoluta do Sistema Solar
(a partir da 3ª Lei de Kepler
Leis de Kepler
As três Leis de Kepler do movimento planetário que descrevem as propriedades das órbitas elípticas são: 1ª- As órbitas planetárias são elipses em que o Sol é um dos focos; 2ª- (Lei das Áreas) no movimento orbital, áreas iguais são varridas em tempos iguais; 3ª- O quadrado do período é proporcional ao cubo da distância: P2=[4π2/ G(m1+m2)] a3.
). Apesar da dificuldade do método, várias equipas de astrónomos organizaram, em 1761 e 1769, expedições para observar os trânsitos de Vénus, obtendo assim o primeiro valor por este método para a distância ao Sol.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, perfazendo a sua órbita excêntrica
órbita excêntrica
Diz-se que uma órbita é excêntrica quando a sua excentricidade é elevada.
em apenas 88 dias - é o planeta mais rápido do Sistema Solar. A sua proximidade ao Sol faz com que nós, na Terra, o observemos sempre muito perto do amanhecer ou do anoitecer. Este planeta, repleto de crateras, completa três rotações em cada duas órbitas, ou seja, o dia em Mercúrio dura quase 59 dias terrestres.