STEREO: o Sol a 3D

2006-10-25

Em cima: Visão artística da missão STEREO. Em baixo: Fotografia da STEREO. Crédito: NASA.
A missão STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, dedicada ao estudo da interacção Sol-Terra, foi lançada com sucesso esta madrugada, a partir de Cabo Canaveral (Florida).

Espera-se que esta missão aumente dramaticamente o nosso conhecimento sobre as poderosas erupções solares que podem enviar para o espaço mais de mil milhões de toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
exterior do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
.

A STEREO é composta por duas pequenas sondas muito semelhantes e as suas observações permitirão construir as primeiras imagens tridimensionais do Sol. Estas imagens mostrarão o ambiente tempestuoso do Sol e os seus efeitos no interior do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, dados vitais para que consigamos compreender o papel que o Sol desempenha na 'meteorologia espacial'.

Ao longo de dois anos, ambas as sondas explorarão a origem, evolução e consequências interplanetárias das ejecções de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
coronal, algumas das mais violentas explosões que se verificam no nosso Sistema Solar. Quando direccionadas para a Terra, estas erupções de milhares de milhões de toneladas podem produzir, tanto espectaculares auroras
aurora
A aurora é a luz emitida pelos iões da atmosfera terrestre, principalmente nos pólos geomagnéticos da Terra, estimulada pelo bombardeamento de partículas de alta energia ejectadas pelo Sol. As auroras aparecem dois dias depois das fulgurações solares, proporcionando um espectáculo de rara beleza, e atingem o seu pico cerca de dois anos depois do máximo de manchas solares. As auroras boreais e austrais são observáveis a latitudes elevadas no hemisfério Norte e hemisfério Sul, respectivamente.
boreais, como graves falhas de funcionamento nos satélites orbitais, nas comunicações rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
e nos sistemas de transporte de energia. As partículas de energia associadas a estas erupções solares espalham-se por todo o sistema solar e podem ser potencialmente perigosas para os astronautas e naves espaciais.

Um dos componentes da missão, produzido pela Universidade de New Hampshire (EUA), designa-se por PLASTIC-Plasma and Supra-Thermal Ion Composition e fornecerá as características de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
dos protões
protão
Partícula que, juntamente com o neutrão, constitui os núcleos atómicos. Todos os átomos têm pelo menos um protão e é o número de protões que determina o elemento químico do átomo. Os protões têm carga eléctrica positiva. Os protões são formados por três quarks (dois u e um d), são bariões (e hadrões), e o seu spin é um número semi-inteiro.
, partículas alfa
partícula alfa (partícula α)
Chama-se partícula alfa (partícula α) ao núcleo do átomo de hélio 4He, constituído por dois protões e dois neutrões. As partículas-α são emitidas por núcleos atómicos de muitos elementos radioactivos, nos chamados decaimentos alfa.
e iões
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
pesados. Os protões e as partículas alfa do vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.
constituem a maior parte da sua massa sendo assim os principais componentes da pressão cinética externa exercida na magnetosfera
magnetosfera
Magnetosfera é a região em torno de um objecto celeste ocupada pelo seu campo magnético.
terrestre,

O vento solar é uma corrente contínua de partículas carregadas provenientes do Sol, que transportam a sua extensa atmosfera e campo magnético
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
. A uma velocidade superior a 1.500.000 km/h, o vento solar preenche o espaço interplanetário e gera o clima espacial. A composição do vento solar fornece um meio para identificar e caracterizar as regiões solares que emitem estas partículas, um processo que é essencial na elaboração de previsões de certos tipos de tempo espacial.

"Em questão de previsões meteorológicas para o espaço, encontramo-nos hoje no mesmo ponto em que estavam os meteorologistas terrestres na década de 50," diz Michael Kaiser, cientista do projecto STEREO no Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA. "Eles não viam os furacões até que as nuvens estivessem posicionadas por cima de si. No nosso caso, podemos ver as tempestades partirem do Sol, mas temos que usar modelos e tentar adivinhar quando e como elas atingirão a Terra."

De forma a conseguir obter uma visão estereoscópica do Sol, as duas sondas têm de ser posicionados em órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
diferentes. Tal como a separação que existe entre os nossos olhos nos permite percepcionar a profundidade, também a separação entre os observatórios vai permitir a obtenção de imagens do Sol em três dimensões.

Fonte da notícia: http://www.eos.unh.edu/news/indiv_news.shtml?NEWS_ID=725