Astrofísicos norte-americanos ganham o Prémio Nobel da Física de 2006

2006-10-06

Em cima: John Mater. Crédito NASA. Em baixo: George Smoot. Crédito: Lawrence Berkeley National Laboratory.
John Mather (Centro Goddard para Voo Espacial, NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) e George Smoot (Universidade da Califórnia em Berkeley) foram galardoados este ano com o Prémio Nobel da Física, "pela sua descoberta da forma do corpo negro e da anisotropia da radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
cósmica de fundo em microondas".

O trabalho destes dois investigadores permite-nos espreitar o Universo primordial e tentar compreender a origem das galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
e das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, nomeadamente através das medições realizadas pelo satélite COBE
COsmic Background Explorer
O satélite COBE foi desenvolvido pela NASA para o estudo da radiação cósmica de fundo de microondas do Universo primitivo e da radiação difusa de infravermelhos. O COBE foi lançado a 18 de Novembro de 1989.
, lançado pela NASA em 1989.

Os resultados do COBE vieram apoiar o cenário do Big Bang para a origem do Universo, pois prevê o tipo de radiação cósmica de fundo em microondas
microondas
A região do espectro electromagnético, no domínio do rádio, com comprimento de onda entre aproximadamente 1 mm e 30 cm (equivalente ao intervalo de frequências entre 300 GHz e 1 GHz) é a região das microondas.
medida pelo COBE. Medições mais recentes, com o satélite WMAP, permitiram mapear com mais precisão a radiação cósmica de fundo em microondas e, brevemente, o satélite Planck, será lançado para estudar a radiação com mais detalhe ainda.

Segundo a teoria do Big Bang, a radiação cósmica de fundo em microondas é uma relíquia da primeira fase do Universo. Logo após o Big Bang, o Universo comporta-se como um corpo negro, cuja radiação emitida depende apenas da sua temperatura. Quando a radiação foi emitida, o Universo tinha uma temperatura de 3000°C. Desde então, a radiação foi gradualmente arrefecendo à medida que o Universo expande. A radiação que hoje medimos corresponde à temperatura de 2,7 K. Os investigadores laureados conseguiram calcular esta temperatura graças ao espectro do corpo negro revelado pelas medições do COBE.

O COBE também detecta as pequenas variações da temperatura em diferentes direcções (daí o termo anisotropia). Diferenças extremamente pequenas na temperatura da radiação cósmica de fundo oferecem informação de como a matéria no Universo se começou a agregar. Só assim se formaram galáxias e estrelas.

Fonte da notícia: http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2006/press.html