Maior mapa 3D do Universo

2006-10-06

Em cima: Reconstrução do campo de densidade a 130 milhões de anos-luz. As regiões mais densas, a vermelho são: C6, Perseus (Per), Cδ, Cγ, Cε, C7, Cζ, Coma (Com), Virgo (Vir), Enxames do Grande Atractor [C2, Centaurus (Cen), Pavo-Indus-Telescopium (P-I-T), C8, Hydra (Hyd), C3, C4], Cancer (Can), NGC 1600 (N1600), Cetus (Cet) e C5. Os grandes vazios, a azul, são: Aunga (Aun), Taurus (Tau), Perseus-Pisces (Per-Pis), Cygnus (Cyg), Aquarius (Aqu), Corona Borealis (Cor-Bor), Microscopium (Mic), Virgo (Vir), Sagittaurus (Sag), Hydra (Hyd), Octans (Oct), Leo, Eridanus (Erid) e Canis Major (Can - Maj). Em baixo: Reconstrução do campo de densidade a 450 milhões de anos-luz. A região mais densa é o super-enxame de Shapley. As restantes regiões densas são: Rixos F231\\526 (RIX), SC44, C19, Pisces (Pis), Perseus-Pegasus (Per-Peg), C25, C26, Hercules (Her), Abell S0757, C28, C29, C30, SC 43, Leo, Abell 3376, C27 e C21. Os vazios (azul) são V4, Further-Fornax (Fur-For) e V15. Crédito: 2MRS.
O 2MRS (2MASS Redshift Survey) é o maior levantamento tridimensional de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
de todo o céu. Com base nas posições e cores do levantamento do 2MASS (Two Micron All Sky Survey), um levantamento de todo o céu no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, este novo levantamento adiciona a informação de distância às galáxias através da medição de desvios para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
.

Os novos mapas do 2MRS mostram o universo local até uma distância de 600 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, identificando os maiores superenxames de galáxias e os maiores "vazios".

Neste volume, o enxame de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
com mais massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
encontra-se a 400 milhões de anos-luz e chama-se o superenxame de Shapley (em honra do astrónomo norte-americano Howard Shapley). A sua dimensão é tal que a luz demora 20 milhões de anos para ir de uma ponta à outra. Mas este não é o único superenxame na nossa vizinhança.

O superenxame do Grande Atractor encontra-se a um terço da distância do Shapley e desempenha um papel mais importante no movimento da nossa Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. Segundo estes investigadores, a nossa Via Láctea, a sua galáxia vizinha Andrómeda e as restantes galáxias do Grupo Local
Grupo Local de galáxias
O Grupo Local de galáxias é o enxame de galáxias a que a Via Láctea pertence. É um enxame pequeno, constituído por duas galáxias espirais grandes - Andrómeda e a Via Láctea - e por mais de quarenta pequenas galáxias, muitas só descobertas recentemente.
estão a dirigir-se para o Grande Atractor com uma velocidade de cerca de 1,5 milhões de quilómetros por hora. Os mapas ajudaram a concluir que o Grande Atractor é um superenxame isolado que não faz parte do superenxame de Shapley.

Os astrónomos acreditam que a matéria luminosa constitui apenas uma pequena fracção do Universo, sendo o restante matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
e energia escura. O 2MASS apenas detecta matéria luminosa, mas também pode ajudar a perceber a distribuição da matéria escura pois, em larga escala, a matéria escura segue a mesma distribuição que a matéria luminosa. Para mapear a matéria escura, a equipa utilizou uma técnica inovadora de processamento de imagem, desenvolvida em parte por um dos membros da equipa, o Porf. Ofer Lahav (Universidade College London). A técnica baseia-se na relação entre a velocidade das galáxias e a distribuição de massa total.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=1071&Itemid=2