O lítio primordial

2006-08-18

NGC 6397 é um enxame globular, situado a 7200 anos-luz. Algumas das estrelas estudadas com o espectrógrafo FLAMES-UVES estão assinaladas com quadrados amarelos. Esta imagem foi obtida com a câmara de campo largo WFI no telescópio de 2,2 m do ESO/MPI (Observatório de La Silla, Chile). Crédito: ESO.
O lítio é um dos poucos elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
produzidos pelo Big Bang. Quando os astrónomos determinam a quantidade de matéria bariónica
matéria bariónica
Matéria constituída por bariões - essencialmente, protões e neutrões. É a matéria "normal" que conhecemos, em oposição à matéria formada por eventuais partículas desconhecidas. Por exemplo, a Terra e o Sol são feitos de matéria bariónica.
do Universo, por exemplo através do estudo da radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
cósmica de fundo em microondas
microondas
A região do espectro electromagnético, no domínio do rádio, com comprimento de onda entre aproximadamente 1 mm e 30 cm (equivalente ao intervalo de frequências entre 300 GHz e 1 GHz) é a região das microondas.
, podem derivar facilmente quanto lítio foi teoricamente criado pelo Universo primordial. Por outro lado, o lítio pode ser medido nas estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
mais velhas que se conhecem, que se formaram a partir da matéria primordial. Acontece que o valor previsto pela cosmologia é demasiado elevado para conciliar com as medições de lítio nas estrelas velhas.

Sabe-se que os processos de difusão alteram as abundâncias relativas dos elementos químicos nas estrelas. Uma equipa de astrónomos, liderada por A. Korn (Universidade de Uppsala, Suécia), estudou um conjunto de estrelas em diferentes estágios das suas vidas, todas pertencentes ao mesmo enxame globular, NGC 6397. Os enxames globulares são muito úteis para este tipo de estudo, pois todas as estrelas nasceram da mesma nuvem de gás - por isso têm a mesma idade e formaram-se todas com a mesma composição química inicial. Os astrónomos prevêem que o efeito da difusão deve variar com o estado evolutivo das estrelas. Observacionalmente, o efeito comprova-se se houver uma correlação entre as abundâncias químicas
abundância química
A abundância química de um determinado elemento químico é o número relativo de átomos ou isótopos desse elemento num objecto ou estrutura.
medidas nas atmosferas
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
das estrelas e o seu estado de evolução.

Dezoito estrelas foram observadas com o espectrógrafo multi-objectos FLAMES-UVES, montado num dos telescópios de 8 m do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
). Os dados mostram que há uma tendência sistemática ao longo da sequência evolutiva de NGC 6397, tal como os modelos de difusão prevêem. Ficou assim provado que as abundâncias medidas nas estrelas velhas não são representativas do gás a partir do qual elas se formaram. Uma vez corrigido o efeito da difusão na abundância de lítio das estrelas velhas, chega-se a um valor comparável ao esperado pela teoria.

Este estudo encontra-se publicado na revista Nature.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2006/pr-30-06.html