As manchas vermelhas de Júpiter

2006-08-04

Em cima: imagem no infravermelho próximo, em falsa cor, de Júpiter e sua lua Io, obtida a 20 de Julho com o Telescópio Keck II, no Havai, utilizando óptica adaptativa. Em baixo: imagem detalhada das duas manchas vermelhas obtida com um filtro de 5 µm; ambas aparecem escuras porque as nuvens bloqueiam completamente o calor que vem de baixo apesar algumas regiões à volta das manchas, muito estreitas, não possuam nuvens e deixem o calor sair para o espaço. Crédito: Imke de Pater, Michael Wong (UC Berkeley); Al Conrad (Keck) & Chris Go (Cebu, Philippines).
No mês passado, observações com um dos Telescópio Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
(Caltech/NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) produziram imagens de alta resolução no infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
da Grande Mancha Vermelha
Grande Mancha Vermelha de Júpiter
A Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade de altas-pressões que cobre uma área de 40000 km por 15000 km, no hemisfério Sul de Júpiter. A sua cor e intensidade variam com o tempo e já é observada há mais de 100 anos: no século 17, Cassini já a integrava nos seus esboços do planeta.
e da nova Mancha Vermelha Jr. de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
.

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade de alta pressão que perdura há pelo menos 340 anos. Quanto à Mancha Vermelha Jr., trata-se de uma recente tempestade que se formou a partir de 3 manchas brancas entre 1998 e 2000, e que em Dezembro de 2005 se tornou vermelha. O diâmetro da nova mancha é aproximadamente o da Terra, enquanto que a Grande Mancha Vermelha tem o dobro do diâmetro.

Estas novas imagens foram obtidas com a câmara NIRC2 no Telescópio Keck II, no Havai, e mostram que apesar das duas manchas vermelhas serem quase da mesma cor quando observadas no visível, o mesmo já não se passa quando observadas no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
. Ao observarem as manchas no infravermelho próximo, com um filtro de 1,58 µm, os astrónomos constataram que a Mancha Vermelha Jr. é muito mais escura, o que é um indício das suas nuvens mais altas estarem mais abaixo que as da Grande Mancha Vermelha. Com mais atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
acima das suas nuvens mais altas, há mais luz infravermelha a ser absorvida pelas moléculas
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
da atmosfera (por exemplo metano), tornando a mancha mais escura no infravermelho. Outra hipótese é as nuvens da nova mancha serem menos reflectivas que a Grande Mancha, ou seja, menos densas.

Pensa-se que a Grande Mancha Vermelha chegue a 8 km acima do nível das nuvens à sua volta. O facto da Mancha Vermelha Jr. ter-se tornado vermelha pode ter resultado das suas nuvens tempestuosas terem também subido acima do meio que a envolvia.

A razão pela qual as manchas são de cor vermelha é ainda motivo de discussão. Poderá dever-se aos ventos levantarem material que se encontra mais profundo na atmosfera de Júpiter e que este, quando exposto à luz ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
, se torne vermelho. Outros estudos, mais recentes, sugerem que a cor vermelha pode ser devida a diferentes configurações moleculares de enxofre.

A Grande Mancha Vermelha roda para Oeste, em sentido contrário ao da rotação do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
. Como as bandas alternadas de Júpiter se movem em sentidos contrários, a Mancha Vermelha Jr. move-se para Este. Júpiter tem um período de rotação de 10 horas.

Fonte da notícia: http://www.berkeley.edu/news/media/releases/2006/08/01_redspotjr.shtml