Câmara ACS do Hubble ressuscita

2006-07-03

Vistas espectaculares do Universo, obtidas com a câmara ACS do Hubble em 2002, pouco depois de ter sido instalada. À esquerda, em cima: Galáxia do Girino. À direita, em cima: Nebulosa do Cone. À esquerda, em baixo: Nebulosa Omega. À direita, em baixo: Galáxias dos Ratos. Crédito: NASA, H. Ford (JHU), G. Illingworth (UCSC/LO), M.Clampin (STScI), G. Hartig (STScI), the ACS Science Team & ESA.
A câmara ACS (Advanced Camera for Surveys) do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) foi activada com sucesso na sexta-feira passada, dia 30 de Junho. As primeiras observações científicas decorreram no dia 2 de Julho sem problemas.

No dia 19 de Junho, os engenheiros da NASA receberam indicações que o instrumento ACS tinha deixado de funcionar devido a uma sobrecarga de tensão. As observações com os outros instrumentos não foram afectadas nesse período.

A câmara ACS é um instrumento de 3ª geração do Hubble e foi instalada durante uma missão de serviço em Março de 2002. É composta por três câmaras electrónicas, filtros e dispersores que permitem efectuar observações nos comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
desde o ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
até ao infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
.

Os objectivos principais deste instrumento são: mapear a distribuição de matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
, detectar os objectos mais distantes do Universo, procurar planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada e estudar a evolução de enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
.

Para o público em geral, a ACS tem proporcionado imagens espectaculares de, por exemplo, regiões de formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, galáxias em interacção, enxames de galáxias e campos profundos.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2006/jun/HQ_06272_HST_status_report.html