Quatro planetas visíveis ao cair da noite

2006-06-27

O céu em Lisboa, às 21h45, para os dias 27 de Junho e 28 de Junho. Crédito: imagens criadas com o Starry Night.
Esta semana, quatro planetas
estão visíveis ao cair da noite: Júpiter
, Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, Marte
e Saturno
. Júpiter não passa despercebido, pois é o objecto mais brilhante no início da noite. Os outros três estão muito mais ténues e põem-se ainda durante o crepúsculo. A Lua
, iniciando a fase crescente, é um bom guia para encontrar estes três planetas.

As melhores noites para observar o conjunto são hoje e amanhã (27 e 28 de Junho). Por volta das 21h45, poder ver a Lua à esquerda e por cima do local onde o Sol
se pôs. A Lua aparece muito fina, pois só passaram 2 dias desde a Lua Nova
Lua Nova
Lua Nova é a fase da Lua quando esta se encontra na mesma direcção do Sol no céu, ou seja, quando a sua superfície não parece estar iluminada, observada a partir da Terra.

Marte, Saturno e Mercúrio formam uma linha diagonal no céu. No crepúsculo de terça-feira, Saturno está à esquerda e acima da Lua; Mercúrio, menos brilhante que Saturno, está à esquerda e abaixo da Lua; e Marte, que aparece bastante avermelhado comparado com os outros planetas, está mais acima e à esquerda de Saturno.

À medida que a noite vai ficando mais escura, tornar-se-á mais fácil de identificar o trio.

Na noite de quarta-feira, a linha diagonal formada pelos planetas começa logo abaixo da Lua, que está um pouco mais espessa que na noite anterior.

Enquanto os três planetas e a Lua desaparecem rapidamente com o anoitecer, Júpiter, que no início da noite está exactamente a Sul, pode ser visto até cerca das 2h30 da manhã.

Nestes dias, os três planetas e a Lua aparecem todos na mesma zona do céu. Convém lembrar que se trata apenas de uma coincidência temporária. Estes objectos encontram-se a distâncias de nós muito diferentes: a Lua, a 400 mil quilómetros; Mercúrio, a 110 milhões km; Marte, a cerca de 350 milhões km; e Saturno, a 1,5 mil milhões km! À medida que cada um prossegue na sua órbita
, deixamos de os ver na mesma zona do céu.

Fonte da notícia: http://skyandtelescope.com/aboutsky/pressreleases/article_1743_1.asp