Galáxias anãs deram vez a galáxias gigantes

2006-05-26

Concepção artística de uma galáxia anã, muito jovem, onde se formaram estrelas azuis muito quentes e de massa elevada, rodeadas por gás de hidrogénio, a vermelho. Crédito: David A. Aguilar (CfA).
As primeiras galáxias
eram pequenas, com uma massa
cerca de 10 000 vezes menor que a da nossa Galáxia
. Teoricamente, julga-se que, há milhares de milhões de anos, estas galáxias deram origem a estrelas
muito quentes, de massa elevada. Neste processo, o Universo foi invadido por radiação
, que condenou este tipo de galáxias - a radiação ultravioleta ionizou e aqueceu o gás de hidrogénio e impediu que mais galáxias anãs se formassem.

Os astrónomos S. Wyithe (Universidade de Melbourne, Austrália) e A. Loeb (Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica, EUA) apresentaram, pela primeira vez, provas directas desta teoria num artigo publicado na Nature. Esta equipa mostrou que o Universo com mil milhões de anos continha um número menor, de galáxias maiores, em vez de um maior, de galáxias menores. Segundo este estudo, a formação de galáxias anãs acabou em apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

A luz dos quasares
mais distantes que se conhecem deixou-os há quase 13 mil milhões de anos, quando o Universo tinha uma pequena fracção da idade actual. A luz dos quasares é absorvida por nuvens de hidrogénio associadas a galáxias do Universo muito jovem, deixando marcas nos espectros dos quasares.

Os investigadores compararam os espectros de diferentes quasares, em diferentes regiões do céu, para determinar o tamanho típico das galáxias no Universo muito jovem. A presença de menos galáxias, mas maiores, leva a uma variação maior na absorção
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
registada em diferentes regiões do céu. De facto, o que eles registaram foi, estatisticamente, uma enorme variação nas marcas de absorção nos espectros dos quasares.

Como analogia, podemos pensar numa sala onde toda a gente está a falar. Se a sala estiver com pouca gente, então o barulho de fundo é mais forte em algumas zonas da sala. Se a sala estiver repleta de pessoas, então o ruído de fundo é praticamente uniforme. O facto de os investigadores não verem o mesmo efeito de absorção em todos os quasares, mas pelo contrário, verificarem grandes flutuações duns para os outros, significa que o Universo jovem estava mais "vazio" do que cheio.

Os astrónomos esperam confirmar a supressão de formação de galáxias anãs com os telescópios da próxima geração, pois estes terão a capacidade de detectar, no rádio