Via Láctea tem mais duas galáxias companheiras

2006-05-12

Imagens criadas a partir dos dados do SDSS-II. Cada estrela da base de dados de fotometria é atribuída uma cor e posta na imagem com um tamanho proporcional ao seu brilho. Do lado direito, as imagens são filtradas ao seleccionarem-se apenas as estrelas com cores e magnitudes características das estrelas em cada galáxia. Crédito: Vasily Belokurov, Cambridge University, The Sloan Digital Sky Survey-II collaboration.
Uma equipa de investigadores a trabalhar no levantamento do céu Sloan Digital Sky Survey
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
II
(SDSS-II) anunciou a descoberta de duas galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
companheiras da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. A primeira foi descoberta na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
dos Cães de Caça (Canes Venatici) e a segunda na direcção do Boieiro (Bootes).

A análise do mapa de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
distantes do hemisfério norte galáctico construído com os dados do levantamento SDSS-II levou D. Zucker, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), a reparar numa região de maior densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
nos Cães de Caça. Um estudo mais aprofundado revelou tratar-se de uma galáxia anã desconhecida até agora, a 640 000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
(200 kpc
quiloparsec (kpc)
O quiloparsec (kpc) é uma unidade de distância igual a mil parsecs: 1 kpc = 1000 pc.
) de nós. Esta galáxia passa a ser a galáxia companheira mais distante da Via Láctea.

Por sua vez, V. Belokurov, também da Universidade de Cambridge (Reino Unido,) descobriu uma galáxia ainda mais ténue na constelação do Boieiro, que apresenta uma forma distorcida sugerindo que está sendo desfeita pelo efeito gravitacional da nossa Via Láctea.

Apesar destas galáxias estarem muito próximas de nós, até agora passavam despercebidas, pois são muito ténues. A nova galáxia do Boeiro tem uma luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
de apenas 100 000 sóis.

A importância destas descobertas reside na possibilidade de resolverem uma questão conflituosa entre a teoria e as observações. A teoria vigente de formação de galáxias prevê que centenas de agregados de matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
fria devem orbitar a Via Láctea, cada um com massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
suficiente para hospedar uma galáxia anã. Mas até agora, apenas se descobriram cerca de dez galáxias anãs companheiras da Via Láctea.

Uma possibilidade é que as galáxias destes agregados de matéria escura sejam muito ténues e por isso não foram detectadas em levantamentos do céu anteriores. Agora, com o SDSS-II, os investigadores estão confiantes que se descobrirão mais galáxias anãs.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=1011&Itemid=2