Via Láctea tem mais duas galáxias companheiras

2006-05-12

Imagens criadas a partir dos dados do SDSS-II. Cada estrela da base de dados de fotometria é atribuída uma cor e posta na imagem com um tamanho proporcional ao seu brilho. Do lado direito, as imagens são filtradas ao seleccionarem-se apenas as estrelas com cores e magnitudes características das estrelas em cada galáxia. Crédito: Vasily Belokurov, Cambridge University, The Sloan Digital Sky Survey-II collaboration.
Uma equipa de investigadores a trabalhar no levantamento do céu Sloan Digital Sky Survey
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
II
(SDSS-II) anunciou a descoberta de duas galáxias
companheiras da Via Láctea
. A primeira foi descoberta na direcção da constelação
dos Cães de Caça (Canes Venatici) e a segunda na direcção do Boieiro (Bootes).

A análise do mapa de estrelas
distantes do hemisfério norte galáctico construído com os dados do levantamento SDSS-II levou D. Zucker, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), a reparar numa região de maior densidade
nos Cães de Caça. Um estudo mais aprofundado revelou tratar-se de uma galáxia anã desconhecida até agora, a 640 000 anos-luz
(200 kpc
quiloparsec (kpc)
O quiloparsec (kpc) é uma unidade de distância igual a mil parsecs: 1 kpc = 1000 pc.
) de nós. Esta galáxia passa a ser a galáxia companheira mais distante da Via Láctea.

Por sua vez, V. Belokurov, também da Universidade de Cambridge (Reino Unido,) descobriu uma galáxia ainda mais ténue na constelação do Boieiro, que apresenta uma forma distorcida sugerindo que está sendo desfeita pelo efeito gravitacional da nossa Via Láctea.

Apesar destas galáxias estarem muito próximas de nós, até agora passavam despercebidas, pois são muito ténues. A nova galáxia do Boeiro tem uma luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
de apenas 100 000 sóis.

A importância destas descobertas reside na possibilidade de resolverem uma questão conflituosa entre a teoria e as observações. A teoria vigente de formação de galáxias prevê que centenas de agregados de matéria escura
fria devem orbitar a Via Láctea, cada um com massa
suficiente para hospedar uma galáxia anã. Mas até agora, apenas se descobriram cerca de dez galáxias anãs companheiras da Via Láctea.

Uma possibilidade é que as galáxias destes agregados de matéria escura sejam muito ténues e por isso não foram detectadas em levantamentos do céu anteriores. Agora, com o SDSS-II, os investigadores estão confiantes que se descobrirão mais galáxias anãs.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=1011&Itemid=2