Spitzer descobre galáxias envoltas em cristais de vidro

2006-02-23

Este gráfico, construído com dados observados pelo espectrógrafo de infravermelhos do Spitzer, mostra que na galáxia IRAS 08752+3915 está a ocorrer uma tempestade de pequenos cristais de silicatos. O espectro no infravermelho revela a presença de silicatos cristalinos (verdes) e não cristalinos (castanhos). Crédito: NASA/JPL-Caltech/H. W. W. Spoon (Cornell University).
O Telescópio Espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
) observou uma população rara de galáxias
em colisão cujos núcleos se encontram rodeados por pequenos cristais semelhantes a vidro partido.

Os cristais são essencialmente grãos de areia, ou silicatos, que se formaram de modo semelhante ao vidro, provavelmente em regiões estelares equivalentes a fornos. Esta é a primeira vez que são detectados cristais de silicatos numa galáxia diferente da nossa. Os cientistas estão surpreendidos por terem descoberto estruturas tão delicadas no centro de algumas das regiões mais violentas do Universo, onde, em princípio, facilmente seriam destruídas. Mas, neste caso, deverão estar a ser produzidos, em grandes quantidade e mais depressa do que podem desaparecer, durante a explosão de estrelas
de grande massa

Esta descoberta irá certamente ajudar os astrónomos a compreender melhor a evolução das galáxias, incluindo a da Via Láctea
, que se irá fundir com a vizinha Andrómeda de aqui a milhares de milhões de anos.

Os silicatos, tal como o vidro, requerem a presença de calor
para que possam ser transformados em cristais. Na Via Láctea encontramos estas partículas, em quantidades limitadas, em redor de certos tipos de estrelas, tais como o Sol
. Na Terra, observamo-las a brilhar nas praias de areia e, à noite, desintegrando-se na atmosfera
como estrelas cadentes juntamente com outras partículas de poeira. Recentemente, o Spitzer observou cristais dentro do cometa
Temple 1, que foi atingido pelo módulo Deep Impact (NASA).

As galáxias revestidas de cristais observadas pelo Spitzer são bastante diferentes da nossa. São galáxias muito brilhantes e repletas de poeira, denominadas galáxias ultraluminosas no infravermelho
(Ulirgs, do inglês Ultraluminous infrared galaxies) e encontram-se a nadar em cristais de silicatos. Uma pequena fracção destas Ulrigs não pode ser observada com nitidez suficiente para que possa ser caracterizada, mas sabe-se que a maior parte delas consiste em duas galáxias em espiral que se encontram num processo de fusão
. Os seus núcleos misturados são regiões muito agitadas, onde se encontram muitas estrelas de grande massa, muito jovens. Algumas Ulrigs possuem gigantescos buracos negros
centrais.

Os astrónomos acreditam que os cristais se formam nas estrelas de grande massa no centro das galáxias, que explodem como supernovas
. Julga-se que os cristais são expelidos antes e durante a explosão, mas, como são tão delicados, não duram muito tempo - partículas resultantes da explosão bombardeiam os cristais convertendo-os novamente em partículas sem forma e este processo dura relativamente pouco tempo.

No centro das galáxias em fusão ocorre uma espécie de tempestade de poeira, que levanta e sacode os silicatos e estes acabam por envolver o núcleo das galáxias em lençóis gigantes de poeira de vidro.

O espectrógrafo de infravermelhos do Spitzer observou os cristais de silicatos em 21 das 77 Ulrigs estudadas. Estas 21 galáxias situam-se a distâncias compreendidas entre os 240 milhões e os 5900 milhões de anos-luz
e encontram-se dispersas pelo céu. Os cientistas calculam que as galáxias foram provavelmente observadas no momento certo para que os cristais fossem visíveis. As restantes 56 galáxias deveriam encontrar-se prestes a levantar a poeira de cristais, ou então, esta já tinha assentado.

Este estudo foi publicado num artigo no Astrophysical Journal, por Henrik Spoon, da Universidade de Cornell (EUA), e seus colaboradores.

Fonte da notícia: http://www.spitzer.caltech.edu/Media/releases/ssc2006-06/release.shtml