Os quasares mais distantes vistos em raios-X

2002-04-18

Imagens em raios-X dos quasares mais longínquos conhecidos, obtidas com o Chandra. Crédito: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.
O observatório de raios-X Chandra
), devido à sua sensibilidade sem precedentes, detectou radiação X
proveniente dos três quasares
mais longínquos que se conhecem, recentemente identificados no domínio do óptico pelo levantamento do Céu Digital Sloan (Sloan Digital Sky Survey
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
). Estima-se que estes quasares se encontrem a uma distância de 13 mil milhões de anos-luz
, pelo que emitiram a radiação
numa época em que o Universo tinha apenas 7 por cento da idade actual. Este facto revela que os buracos negros
, de massa
extremamente elevada, que se encontram no centro dos quasares e que geram a enorme quantidade de raios-X por eles emitida, já existiam quando o Universo tinha uma idade de apenas mil milhões de anos.

Após esta descoberta, e dado que a radiação X caracteriza as condições das imediações dos buracos negros, o Chandra obteve imagens de duas horas de cada quasar, possibilitando assim, a comparação destes jovens quasares com objectos semelhantes, mas mais velhos.

Das quatro equipas que analisaram estas observações, duas chegaram à mesma conclusão: os quasares jovens assemelham-se muito aos quasares mais velhos, não se alterando ao longo do tempo, ao contrário do que alguns modelos teóricos pressupunham. No entanto, uma terceira equipa, que analisou um maior número de quasares, concluíu que os quasares mais distantes, e portanto, mais jovens, emitem uma menor percentagem da sua energia em raios-X. Este resultado pode ser explicado se se admitir que a radiação X provém de uma atmosfera
de gás quente que envolve o disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
do buraco negro.

Ainda outra equipa, ao examinar o espaço que circunda os quasares, descobriu uma nova fonte de raios-X, que pode estar situada a apenas 500 mil anos-luz de um dos quasares. Uma hipótese plausível é que esta fonte é consequência do material emitido nos jactos de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
pelo sistema buraco negro e disco de acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
, durante pelo menos várias centenas de milhares de anos.

Fonte da notícia:http://chandra.harvard.edu/press/02_releases/press_032802.html