NASA em directo na Internet dia 22 de Abril: Haverá outras Terras?

2002-04-15
Existirá algum planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
semelhante à Terra para lá do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
? Se existir, o que nos poderá ensinar sobre o passado e o futuro da Terra? Um grupo de cientistas da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
irá explorar este tópico e responderá a perguntas do público durante uma conferência em directo na Internet, no Dia da Terra - 22 de Abril (segunda-feira), entre as 19:00 e as 20:00h (horas de Lisboa).

O painel examinará as condições que tornam a Terra habitável e discutirá a possibilidade de existirem planetas do tipo Terra a orbitarem outras estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e o que a descoberta de tais planetas nos poderá ensinar sobre a própria Terra e o seu ambiente.

Os cientistas participantes representam os programas "Origens" e "Astrobiologia", do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL-NASA, EUA). São eles:

- Victoria Meadows, líder da equipa de investigação em astrobiologia do JPL. Esta equipa explora a origem, a evolução, a distribuição e o futuro da vida no Universo;
- Rolf Danner, investigador participante nas missões de procura de planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
do JPL;
- Rachel Akeson, investigadora no Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech - EUA), envolvida no estudo das origens dos planetas;
- Karl Stapelfeldt, investigador do programa "Origens" (JPL-NASA), que estuda os planetas extra-solares.

Este grupo de cientistas responderá em directo a perguntas colocadas por audiências que se encontram em museus da ciência dos Estados Unidos. O público poderá também colocar as suas perguntas, via correio electrónico (e-mail), no próprio dia da conferência, a partir das 16:00 (hora de Lisboa). As perguntas por correio electrónico deverão ser enviadas, EM INGLÊS, e com o assunto Earth Day, para o endereço:
pqfeedback@jpl.nasa.gov

A conferência, em formato Real Player, estará disponível (em inglês) no endereço:
http://planetquest.jpl.nasa.gov

Mais informações sobre o programa "Origens": http://origins.jpl.nasa.gov