Carl Koppeschaar em Portugal
2006-01-05
Carl Koppeschaar
Desde 1969 que Koppeschaar publica artigos em diversas revistas e jornais, escreve livros de Astronomia, Telecomunicações e Ciências Espaciais, e participa frequentemente em programas de televisão. Mantém um portal de Astronomia, Astronet:
http://www.xs4all.nl/~carlkop/astroeng.html
Carl Koppeschaar tem um especial interesse em projectos que envolvam o ensino das Ciências. É o editor principal do “Kennislink”, um projecto cujo objectivo é tornar a informação científica disponível para todos, especialmente para estudantes do ensino básico e secundário.
Em reconhecimento pelo seu excelente trabalho, a União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
baptizou de Koppeschaar o Asteróide (7973) 1344-T2 da Cintura de AsteróidesA União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
(entre MarteA Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e JúpiterMarte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
).
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
Este Sábado, Carl Koppeschaar fará uma apresentação sobre “Mundos distantes e a possibilidade de colonizar o espaço”. A palestra decorrerá no âmbito do programa do NUCLIO “Astronomia em Crescente” e contará também com a intervenção de José Simões (FCUL), que falará sobre “Novos mundos”.
A actividade terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (Estrada Marginal - S. Pedro do Estoril), pelas 21h30. Se o tempo o permitir, segue-se uma sessão de observação do céu com telescópios.