Portugal observa com o Telescópio Faulkes no âmbito do EU-HOU

2005-12-09

A apresentação do projecto EU-HOU decorreu no Instituto Geográfico do Exército, onde se reuniram cerca de 30 professores interessados em conhecer melhor este projecto educacional. Crédtio: Hugo Silva, Mário Ramos. Última imagem: NGC 2292, um enxame de estrelas observado pelo NUCLIO com o Telescópio Faulkes a partir do IGeoE. Crédito: NUCLIO.
No passado dia 26 de Novembro, decorreu no Instituto Geográfico do Exército uma apresentação do projecto EU- HOU - Hands-On Universe, Europe: bringing frontline Astronomy to the classroom para professores que demonstraram interesse em conhecer melhor este projecto educacional europeu.

O EU-HOU nasce da consciencialização, por parte de universidades e instituições de investigação e de divulgação científica, de que é necessário combater urgentemente o desinteresse pela Ciência que se verifica na população mais jovem dos países europeus. Um conjunto de instituições de oito países europeus uniu esforços com o objectivo de renovar o ensino das Ciências nas escolas básicas e secundárias, recorrendo à Astronomia e aproximando os alunos pré-universitários à investigação científica de ponta.

O NUCLIO assegura a participação de Portugal no EU-HOU, sendo os restantes parceiros as seguintes instituições: Universidade Pierre e Marie Curie (França), Centro de Física Teórica da Academia das Ciências (Polónia), Universidade de Tecnologia de Chalmers (Suécia), Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Planetário de Armagh (Reino Unido), Cidade da Ciência (Itália) e Astro-laboratório de Arsakeio (Grécia).

No âmbito do projecto, investigadores profissionais em colaboração com professores produzem recursos pedagógicos inspirados em actividades de investigação científica reais e que podem ser utilizados na sala de aula, em disciplinas escolares como a Física, a Matemática, a Química e as Ciências Naturais. Alguns destes recursos requerem que os alunos realizem eles próprios as observações astronómicas, tendo para isso disponíveis sistemas webcam, base de dados online, e ainda a possibilidade de operar telescópios remotamente através da Internet.

No encontro no IGeoE, os professores tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor o conteúdo dos recursos que irão ser disponibilizados. Por exemplo, a Grécia preparou um exercício que permite aos alunos, numa hora de aula de Química do 10º ano, extrair espectros de uma imagem de um enxame de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
da Grande Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular que orbita a Via Láctea, a uma distância aproximada de 180 mil anos-luz. Juntamente com a Pequena Nuvem de Magalhães, é um objecto celeste do céu austral bem visível à vista desarmada, na constelação do Dorado (Espadarte). Conhecida desde 964 D.C., quando foi mencionada pelo astrónomo Persa Al Sufi, foi redescoberta por Fernão de Magalhães em 1519. Esta galáxia contém inúmeros objectos interessantes, entre os quais a Nebulosa da Tarântula (NGC 2070).
, classificar as estrelas, e determinar a idade do enxame.

Por sua vez, a Polónia desenvolveu um exercício no qual os alunos constroem a curva de luz de uma cefêida realizando a fotometria da estrela em imagens reais, e determinam a distância à estrela. Da parte da Suécia, observações com um pequeno radiotelescópio permitem construir um mapa de hidrogénio da nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, distinguindo-se claramente os braços espirais
braço espiral
Um braço espiral de uma galáxia é uma estrutura curva no disco de uma galáxia espiral (ou, em alguns casos, de uma galáxia irregular), constituída por estrelas jovens, aglomerados de estrelas, nebulosas, gás e poeiras.
da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. A França propôs um exercício que copia o método pelo qual se detectam planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
. E por aí fora, pois cada país é responsável por pelo menos um recurso, que será traduzido para as diferentes línguas dos parceiros.

De importância extrema são as ferramentas que serão disponibilizadas pelo EU-HOU: tempo de observação no Telescópio Faulkes, sistemas de webcam que permitem que os alunos realizem observações, tempo de observação com radiotelescópios, software de manuseamento de imagens astronómicas adequado ao nível escolar.

O EU-HOU pretende oferecer recursos adaptados para o currículo nacional de cada país de forma a que qualquer professor os possa facilmente incluir numa ou duas aulas do seu calendário escolar. Mas as ferramentas disponibilizadas permitem ir mais além, podendo alunos verdadeiramente motivados, com o apoio de professores entusiastas, realizar verdadeiros projectos de observação astronómica e consequente análise de dados.

O NUCLIO aproveitou o encontro para estrear as observações portuguesas com o Telescópio Faulkes, que é um telescópio óptico de 2m, localizado no Havai e operado remotamente. Este é o maior telescópio óptico dedicado à educação. Dada a diferença horária, o telescópio pode ser utilizado de dia em Portugal (por exemplo, em plena aula!). O objectivo desta demonstração foi mostrar como é fácil realizar uma sessão se observação com este telescópio e como são incríveis as imagens que se obtêm.

O público alvo do EU-HOU são os professores dos ensinos básicos (3º ciclo) e secundário. Embora todos os recursos sejam disponibilizados online para qualquer pessoa interessada, um ponto forte na verdadeira implementação do EU-HOU a nível nacional é a realização de sessões de formação para os professores. Estas terão uma duração de dois dias e decorrerão em Fevereiro e Maio, em datas a anunciar.

Para saber mais sobre o projecto EU-HOU, pode consultar a página europeia http://www.euhou.net e a página nacional http://www.pt.euhou.net . Professores interessados em participar, podem contactar euhoupt@euhou.net .

O projecto EU-HOU - Bringing frontline Astronomy to the classroom foi aprovado e financiado pelo programa SOCRATES/acção MINERVA por dois anos. Pretende-se que este seja apenas o início de um projecto em constante crescimento e valorização, por exemplo, através do alargamento a mais parceiros europeus, pelo contínuo acrescento de recursos que podem incidir noutras áreas científicas, promover a interdisciplinaridade, e/ou alcançar um maior espectro de idades escolares.