Remanescentes de supernovas criam ilusão

2005-11-18

DEM L136 é o remanescente de supernovas, localizado na Grande Nuvem de Magalhães. Esta imagem é composta pelas observações em raios-X realizadas pelo Chandra (a vermelho, 0,8-1,5 keV; a verde 1,5-8 keV; a azul 0,3-8 keV) e por observações do Telescópio Curtis-Schmidt (Cerro Tololo) no óptico (a roxo). Os dados do Chandra permitiram concluir que a bolha da esquerda tem uma composição química muito diferente da bolha da direita, implicando que as bolhas são remanescente de supernovas de tipo diferente. Crédito: NASA/CXC/U.Illinois/R.Williams & Y.-H.Chu (raios-X); NOAO/CTIO/U.Illinois/R.Williams & MCELS coll. (óptico).
O Observatório de Raios-X Chandra
) obteve uma imagem espectacular de DEM L316, um remanescente de supernovas
na constelação
do Espadarte (em latim, Dorado), pertencente à Grande Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular que orbita a Via Láctea, a uma distância aproximada de 180 mil anos-luz. Juntamente com a Pequena Nuvem de Magalhães, é um objecto celeste do céu austral bem visível à vista desarmada, na constelação do Dorado (Espadarte). Conhecida desde 964 D.C., quando foi mencionada pelo astrónomo Persa Al Sufi, foi redescoberta por Fernão de Magalhães em 1519. Esta galáxia contém inúmeros objectos interessantes, entre os quais a Nebulosa da Tarântula (NGC 2070).
, a cerca de 160 000 anos-luz

A imagem apresentada aqui ao lado é uma composição de imagens em raios-X
(a vermelho, verde e azul, representando radiação X de diferentes energias) e no óptico (a roxo). As duas bolhas de gás que vemos parecem estar a colidir, mas trata-se de uma ilusão.

Os dados obtidos pelo Chandra em diferentes comprimentos de onda
da região dos raios-X mostram que a bolha da esquerda contém uma quantidade de ferro muito maior que a bolha do lado direito. Este facto implica que cada bolha teve origem na explosão de uma supernova distinta, e estas eram muito diferentes uma da outra.

O remanescente da esquerda deve-se à explosão de uma supernova do tipo Ia
supernova Tipo Ia
Uma supernova de tipo I que não apresenta no seu espectro riscas espectrais de hidrogénio e de hélio, mas possui fortes riscas espectrais de silício.
, ou seja, a explosão de uma anã branca
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
pertencente a um sistema binário, que foi acretando matéria da sua companheira até colapsar e acabar por explodir. Por sua vez, a bolha da direita é o remanescente de uma supernova do tipo II, ou seja, a explosão de uma jovem estrela
elevada no fim da sua vida.

São necessários alguns milhares de milhões de anos para se formar uma anã branca, enquanto que uma estrela de massa elevada explode em poucos milhões de anos. A disparidade das idades das estrelas progenitoras destes dois tipos de supernova fazem com que seja muito pouco provável que as supernovas que deram origem a DEL L316 tenham explodido perto uma da outra. A aparente proximidade dos dois remanescentes é provavelmente o resultado de um alinhamento casual.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/photo/2005/d316/