Astrónomos detectam a fulguração de raios gama mais distante de sempre

2005-09-20

A fulguração de raios gama GRB050904 em diferentes filtros no visível (banda z e I) e no infravermelho próximo (bandas J, H e K), observada pelo VLT com o ISAAC e o FORS2. A fulguração é observada em baixo e ao centro da imagem. É óbvio que é muito menos brilhante na banda I e vai se tornando mais brilhante à medida que o comprimento de onda aumenta. Esta característica indica que o objecto se encontra a um desvio para o vermelho elevado, logo, a uma grande distância. Crédito: ESO.
Uma fulguração
de raios gama
detectada recentemente bateu um recorde astronómico: tornou-se a fulguração de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
mais distante alguma vez observada.

As fulgurações de raios gama, também designadas por GRBs (do inglês Gamma-Ray Burst), são fenómenos muito rápidos, com uma duração que pode ser inferior a um segundo, ou até alguns minutos. Nesse curto intervalo de tempo, a quantidade de energia libertada é tremenda, o que faz das GRBs dos eventos mais poderosos desde o Big Bang. Actualmente, pensa-se que a maioria das fulgurações de raios gama assinala a morte de estrelas
elevada, cujo fim explosivo dá origem a buracos negros

A fulguração de raios gama GRB050904 foi detectada pela primeira vez em 4 de Setembro, pelo Swift
Swift Gamma-ray Burst Explorer
O observatório espacial Swift é uma missão da NASA em colaboração com outros países, lançada em Novembro de 2004 e com uma duração prevista de 2 anos. O objectivo é estudar as fulgurações de raios gama em vários comprimentos de onda. Para tal, conta com três instrumentos: o Burst Alert Telescope (BAT), que monitoriza o céu em raios gama à procura das fulgurações, o telescópio de raios-X XRT e o telescópio óptico e ultravioleta UVOT.
/ASI/PPARC), um satélite dedicado à descoberta e estudo de fulgurações de raios gama. Logo a seguir à detecção, astrónomos em observatórios de todo o mundo tentaram identificar a fonte da fulguração, procurando observar o pós-resplendor em comprimentos de onda do visível
e/ou do infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.

As primeiras observações realizadas pelo Telescópio Palomar, de 1,5 m, não conseguiram detectar a fonte nos comprimentos de onda
do visível. Daqui concluiu-se que, no visível, o pós-resplendor foi menos brilhante do que magnitude 21. Observações efectuadas no infravermelho
próximo com o telescópio SOAR, de 4,1 m, detectaram a fonte com uma magnitude de 17,5 na banda J
banda J
A banda (ou filtro) J situa-se no domínio do infravermelho próximo, centrada no comprimento de onda de 1,25 mícrones e com uma largura de aproximadamente 0,3 mícrones.
, 3 horas após a fulguração de raios gama.

Os dois resultados indicavam que o objecto se encontrava, ou muito longe, ou escondido atrás de uma grande quantidade de poeira. Observações subsequentes com o SOAR vieram mostrar que a segunda hipótese não se verificava e que a fulguração tinha um desvio para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
muito elevado, de z = 6 +/- 1, o que significa que estava a uma distância superior a 12500 milhões de anos-luz
. Tornou-se assim a fulguração de raios gama mais distante alguma vez observada.

Uma equipa de astrónomos italianos, que forma a colaboração MISTICI, utilizou um dos telescópios de 8,2 m do VLT
(ESO
), o Antu, para observar o pós-resplendor da fulguração. As observações realizaram-se no infravermelho próximo com a câmara ISAAC e no visível com o instrumento FORS2, 24,7 e 26 horas depois da fulguração.

O pós-resplendor foi detectado em todos os comprimentos de onda em que se observou. Comparando o brilho
da fonte nas diferentes bandas, os astrónomos deduziram o desvio para o vermelho do objecto: z = 6.10 (+0.37/-0.12). O valor derivado foi confirmado por observações espectroscópicas efectuadas por outra equipa, que utilizou o Telescópio Subaru
Subaru Telescope
O Telescópio Subaru é um telescópio óptico e de infravermelhos, com um espelho de 8,2 m de diâmetro. O Subaru encontra-se no Observatório de Mauna Kea, no Havai, e é operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão – NAOJ e pelo Instituto Nacional de Ciências Naturais.
(NAOJ): z = 6.29 +/- 0.01. Estas medições significam que a luz deste objecto astronómico levou 12 700 milhões de anos a chegar até nós e que estamos a observar o Universo quando este tinha menos de 900 milhões de anos, ou seja, menos de 7% da idade actual.

Para além de bater um recorde de distância, GRB050904 é das fulgurações de raios gama intrinsecamente mais brilhantes de sempre. A sua luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
é tal que em poucos minutos deve ter libertado 300 vezes mais energia que o Sol
libertará durante toda a sua vida de 10000 milhões de anos. As fulgurações de raios gama são muito luminosas e têm o potencial de serem mais brilhantes do que as galáxias
mais distantes que se conhecem, podendo-nos mostrar um Universo ainda mais jovem. E porque as fulgurações de raios gama estão associadas à morte catastrófica de estrelas de massa elevada que colapsam em buracos negros, a existência desses objectos tão cedo na vida do Universo providenciam aos astrónomos informação importante para melhor compreenderem a sua evolução.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2005/pr-22-05.html