Ceres tem características semelhantes aos planetas terrestres

2005-09-15

Imagens do asteróide 1 Ceres, obtidas pela câmara ACS do Telescópio Espacial Hubble, num intervalo de 2 horas e 20 minutos – corresponde a um quarto de rotação de Ceres. O facto de Ceres ser quase redondo é consistente com uma estrutura diferenciada, com um núcleo interior. A região brilhante é um mistério – não se sabe o que é, e embora pareça muito brilhante, reflecte muito pouco da luz solar que a atinge. Crédito: NASA, ESA, J. Parker (Southwest Research Institute), P. Thomas (Cornell University), and L. McFadden (University of Maryland, College Park).
Uma equipa de cientistas, liderada por P. Thomas (Universidade de Cornell), publicou recentemente um estudo sobre o asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
1 Ceres
Ceres
Ceres foi o primeiro asteróide a ser descoberto, em 1801 por Giusepe Piazzi. É o maior asteróide que se conhece, com cerca de 510 km de raio. A sua órbita caracteriza-se por uma distância média ao Sol de 2,7673 UA, uma excentricidade de 0,079 e uma inclinação de 10,6°. O seu período de rotação é de 0,38 dias, o período sideral 1682 dias e o período sinódico 466,6 dias. A sua velocidade orbital média é de 17,9 km/s e a sua massa de 1,17 x 1021 kg. O seu albedo é 0,06 e o seu espectro sugere que se trata de um condrito carbonácio.
– o maior asteróide da cintura Principal de Asteróides - na revista Nature. Numa altura em que a discussão sobre a definição de planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
e asteróide foi reacendida devido à descoberta de 2003 UB313, um objecto da Cintura de Kuiper
Cintura de Kuiper
A Cintura de Kuiper é uma região em forma de disco, localizada depois de Neptuno, entre 30 e 50 UA do Sol. É constituída por muitos pequenos corpos gelados, restos da formação do Sistema Solar, e é a fonte dos cometas de curto-período. O primeiro objecto da Cintura de Kuiper, 1992QB1, com 240 km de diâmetro, só foi descoberto em 1992, mas desde então já se conhecem centenas de objectos da Cintura de Kuiper (KBO, do inglês Kuiper Belt Object). Há astrónomos que consideram Plutão, e a sua lua Caronte, objectos da Cintura de Kuiper.
cujo tamanho é comparável ao de Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
, é especialmente interessante ver as características que os grandes asteróides, como Ceres, têm em comum com os planetas.

Os astrónomos utilizaram a câmara ACS do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) para observar 1 Ceres durante 9 horas – o tempo que o asteróide demora a completar uma rotação. 267 imagens permitiram determinar que a forma de Ceres é quase redonda, com um diâmetro maior no equador do que nos pólos.

A análise de modelos computacionais sugere que um elipsóide quase redondo como Ceres deve ter um interior diferenciado, com material mais denso no núcleo e minerais mais leves perto da superfície. Todos os planetas terrestres
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
têm interiores diferenciados.

Os astrónomos suspeitam que existe gelo de água por baixo da crosta de Ceres, em parte porque a densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
do asteróide é menor do que a da crosta da Terra, e porque a análise espectroscópica da sua superfície o sugere. Se assim for, o gelo de água estará num manto, que envolve o núcleo sólido do asteróide.

Ceres tem aproximadamente 930 km de diâmetro e é o maior asteróide da Cintura Principal de Asteróides, situada entre as órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
. A acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
de corpos na Cintura de Asteróides
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
parou há cerca de 4,6 mil milhões de anos devido à influência gravitacional do recém-formado planeta gigante Júpiter. Por esse motivo, os asteróides desta região preservaram o registo da época primitiva do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. A variação das condições na nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
Solar pode ter levado certos corpos a uma evolução térmica que os diferenciasse para estruturas em camadas. É o que se deduz do estudo espectroscópico da luz solar reflectida por 4 Vesta, o segundo maior asteróide da Cintura: Vesta possui uma crosta, um manto e um núcleo.

Até agora, pensava-se que 1 Ceres era homogéneo devido à sua baixa densidade, baixo albedo
albedo
O albedo é uma medida da reflectividade de um astro, definida como a razão entre a quantidade de luz reflectida pelo astro e a quantidade de luz recebida. A reflexão total corresponde a um albedo de 1.
e porque o seu espectro visível da luz solar reflectida era semelhante a meteoritos
meteorito
Um meteorito é um corpo sólido que entra na atmosfera da Terra (ou de outro planeta), sendo suficientemente grande para não ser totalmente destruído pela fricção com as partículas da atmosfera, e assim atingir o solo. Os meteoritos dividem-se em três categorias, segundo a sua composição: aerolitos (rochosos), sideritos (ferro) e siderolitos (ferro e rochas).
carbonáceos que quase não sofreram processamento térmico. Mas este novo estudo vem mostrar que, afinal, a forma de Ceres é mais consistente com um interior diferenciado. Uma configuração interna possível é um núcleo rochoso, envolto num manto de gelo, e por cima, uma fina crosta de material rochoso.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2005/27/text/