Descoberto primeiro sistema triplo de asteróides

2005-08-14

Em cima: imagem composta, mostrando posições sucessivas dos dois satélites de 87 Sylvia (Romulus e Remus) em nove noites diferentes, entre Agosto e Outubro de 2004. O asteróide principal, 87 Sylvia, é visto ampliado. Em baixo: uma das imagens da descoberta, obitda a 9 de Agosto de 2004, na banda K. Crédito: Marchis et al., 2005, Nature, UCB/IMCCE-Observatoire de Paris.
Em Agosto de 1993, a sonda Galileu permitiu a descoberta do primeiro sistema binário de asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
: Ida e a sua lua, Dactyl. Desde então, tornou-se comum a identificação de asteróides binários, levando os cientistas a procurar sistemas múltiplos mais numerosos. Agora, foi finalmente descoberto o primeiro exemplo de um sistema triplo de asteróides.

O asteróide 87 Sylvia é um dos maiores objectos da Cintura de Asteróides
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
e encontra-se a cerca de 3,5 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, entre as órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
. A sua forma lembra uma batata, com dimensões 380x260x230 km, e roda sobre si mesmo com uma velocidade elevada, em cada 5 horas e 11 minutos.

Desde 2001 que se sabe que 87 Sylvia tem um satélite. Mas agora, foi descoberto mais um companheiro, tornado-se este o primeiro sistema triplo de asteróides a ser conhecido.

A descoberta foi feita através de observações realizadas com o telescópio Yepun do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
) munido do sistema de óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
NACO. Os astrónomos obtiveram imagens do céu de muitos asteróides durante seis meses. 87 Sylvia foi observado em 27 ocasiões diferentes ao longo de um período de dois meses. Em cada uma das imagens o pequeno companheiro já conhecido era visível, o que permitiu o cálculo preciso da sua órbita. Mas em 12 imagens, um outro companheiro também era visível, menor do que o primeiro e orbitando Sylvia mais perto.

87 Sylvia, descoberto em 1866, foi assim chamado em homenagem a Rea Silvia, a mítica mãe dos fundadores de Roma. Por isso os descobridores dos seus companheiros propuseram chamar os dois satélites pelos nomes dos dois fundadores de Roma: Rómulo e Remo.

Remus é o satélite agora descoberto, orbita 87 Sylvia a uma distância de 710 km, tem apenas 7 km de extensão e completa uma volta em 33 horas. Romulus é maior, mede cerca de 18 km, e orbita 87 Sylvia a 1360 km de distância em cada 87,6 horas.

As órbitas dos dois companheiros são quase circulares, situam-se no mesmo plano e têm a mesma direcção, sugerindo uma origem comum. Utilizando a informação orbital, os investigadores estimaram a massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
e a densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
de 87 Sylvia. Com uma densidade apenas 20% maior do que a densidade da água, o asteróide é provavelmente composto por gelo de água e fragmentos de um asteróide primordial – a sua porosidade é entre 25 e 60%. O sistema formou-se, provavelmente, após a colisão de dois asteróides – os fragmentos grandes agregaram-se para dar origem a 87 Sylvia, enquanto os satélites devem ter-se formado a partir dos restos da colisão, tendo sido capturados pelo asteróide maior.

A descoberta do terceiro elemento do sistema triplo de 87 Sylvia foi feita por F. Marchis (Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA) e os seus colegas do Observatório de Paris, e encontra-se descrita num artigo da Nature.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2005/pr-21-05.html