A natureza do mais rápido binário de estrelas

2002-05-23

Espectro do sistema RX J0806.3+1527 obtido com o instrumento FORS1 no telescópio ANTU (VLT-ESO). A presença de muitas linhas de emissão de hélio ionizado (He II), algumas de carbono e azoto duplamente ionizados (C III e N III), testemunham a temperatura extremamente elevada à superfície das estrelas do sistema. Crédito: ESO.
O sistema RX J0806.3+1527, localizado na constelação
de Caranguejo, foi descoberto como sendo uma fonte de raios-X
variável: a cada 5 minutos, "apaga-se" por um breve momento. Observações recentes mostram que este período reflecte, indubitavelmente, o movimento orbital de duas anãs brancas
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
que giram uma em torno da outra a uma distância de apenas 80 000 km (um quinto da distância Terra-Lua). Cada uma das estrelas
é, aproximadamente, do mesmo tamanho da Terra e este é o período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
mais curto conhecido dum sistema binário estelar: uma revolução
revolução
Movimento de translação de um corpo ao percorrer a sua órbita em torno de outro corpo; por exemplo, o movimento dos planetas em torno do Sol, ou o da Lua em torno da Terra.
completa demora apenas 321 segundos - pouco mais de 5 minutos - ou seja, 100 000 vezes menor do que o período de revolução da Terra em torno do Sol

Embora a luz visível
emitida por este sistema seja muito fraca, o sistema emite fortemente em raios-X. Foi devido a esta emissão que foi detectado pela primeira vez como uma fonte de raios-X de origem desconhecida, pelo observatório espacial alemão ROSAT
ROentgen SATellite (ROSAT)
O observatório espacial de raios-X ROSAT foi uma missão internacional entre a Alemanha, os Estados Unidos da América e o Reino Unido, lançada em 1990 e terminada em 1999. Dois instrumentos principais foram a bordo do satélite: um telescópio de raios-X e uma câmara de campo largo com o seu próprio sistema de espelhos.
, em 1994. Mais tarde, descobriu-se que era uma fonte variável e periódica, sendo observada recentemente com mais detalhe pelo observatório de raios-X Chandra
).

A posição desta fonte de raios-X no céu foi determinada com precisão suficiente para que se concluísse que, nessa mesma direcção, um objecto emitia uma luz vísivel extremamente fraca, de magnitude 21.1, ou seja, mais de um milhão de vezes mais fraca que o objecto menos luminoso visível a olho-nu. As observações seguintes foram feitas com vários telescópios mundiais, incluindo o VLT
(Very Large Telescope), do ESO
, localizado no Observatório Paranal (Chile) e o TNG (Telescópio Nacional Galileo), telescópio italiano localizado no Observatório de Roque de Los Muchachos (Ilhas Canárias, Espanha).

As observações da luz visível emitida por RX J0806.3+1527 também mostraram uma perda de intensidade a cada 5 minutos, enquanto nenhuma outra modulação periódica se observava. O espectro deste objecto, obtido com o instrumento FORS1 no telescópio ANTU de 8,2m do VLT, revelou que este objecto é composto por uma grande quantidade de hélio, ao contrário da maioria das estrelas, que são compostas essencialmente por hidrogénio.

A teoria que interpreta estes resultados observacionais prevê que as duas estrelas, que se encontram ligadas gravitacionalmente, produzem raios-X quando uma delas actua como um "aspirador gigante", sugando o gás da sua companheira, que já perdeu uma grande quantidade de massa
neste processo. A matéria sugada atinge a superfície da estrela a grande velocidade e a zona correspondente - um "ponto quente" - é aquecida a uma temperatura de 250 000º C, pelo que são emitidos raios-X. Essa radiação
não é detectada durante um curto tempo em cada revolução orbital, quando o "ponto quente" se encontra do lado contrário à direcção da Terra.

Os sistemas cujo período orbital é inferior a uma hora são denominados sistemas AM Canis Venaticorum (AM CVn), como o primeiro sistema deste tipo a ser descoberto. É provável que estes sistemas, depois de alcançarem um período orbital de alguns minutos, evoluam para períodos orbitais mais longos. Assim, o sistema RX J0806.3+1527 encontra-se agora no princípio da "fase AM CVn", uma fase transitória e rara de se observar.

O período orbital extremamente curto de RX J0806.3+1527 torna-o um excelente candidato para a detecção de ondas gravitacionais, previstas pela teoria da relatividade geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
de Einstein. Embora nunca tenham sido medidas directamente, a existência das ondas gravitacionais já foi revelada indirectamente em sistemas binários de estrelas de neutrões