Spitzer descobre componentes da vida no Universo primitivo

2005-08-04

O gráfico representa o espectro de luz, no infravermelho médio, proveniente de uma galáxia luminosa, observada há dez mil milhões de anos, quando o Universo tinha apenas ¼ da sua idade actual. O espectrómetro de infravermelhos do Spitzer identificou riscas características de moléculas orgânicas complexas - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos - numa jovem galáxia com intensa formação de estrelas, numa altura em que ela tinha apenas 3,5 mil milhões de anos. Os dados foram obtidos entre Agosto e Setembro de 2004. Crédito: NASA/JPL-Caltech/L. Yan (SSC/Caltech).
Utilizando o telescópio espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), uma equipa de cientistas foi capaz de detectar moléculas
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
orgânicas em galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
muito distantes, pertencentes a um tempo em que o Universo tinha ¼ da sua idade actual – 14 mil milhões de anos. As grandes moléculas, conhecidas como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), são compostas de carbono e hidrogénio e fazem parte de um conjunto que representa os alicerces da vida.

Estas moléculas são bastante comuns na Terra. Formam-se sempre que os materiais de origem carbónica não sofrem uma combustão completa. Podem ser encontradas nos escapes de automóveis e aviões, e também nos vulgares churrascos e torradas queimadas. Presentes em galáxias como a nossa Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, desempenham um papel muito importante na formação das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e dos planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
. O Spitzer foi o primeiro telescópio a conseguir detectá-las numa época tão remota.

Missões prévias, como as realizadas pelos satélites astronómicos de infravermelhos
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
IRAS
InfraRed Astronomical Satellite (IRAS)
O IRAS foi o primeiro satélite astronómico de infravermelhos colocado em órbita, em 1984, pela NASA. Este satélite mapeou cerca de 96% de todo o céu em 4 bandas (ou filtros) centradas nos comprimentos de onda de 12, 25, 60 e 100 mícrones.
(NASA) e ISO
Infrared Space Observatory (ISO)
O observatório espacial de infravermelhos ISO foi uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) com a participação das agências espaciais do Japão (ISAS) e dos EUA (NASA). Lançado em Novembro de 1995, a sua missão científica decorreu até Maio de 1998. A sua contribuição para o nosso conhecimento do universo, em campos que vão desde o Sistema Solar até às galáxias mais distantes, foi extraordinária.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/ISAS/NASA), detectaram este tipo de moléculas em galáxias mais próximas da nossa. O Spitzer é 100 vezes mais sensível do que estes telescópios, permitindo a detecção directa dos compostos orgânicos a uma distância muito maior – 10 mil milhões de anos para trás no tempo em relação às missões anteriores.

Uma vez que a Terra tem aproximadamente 4 mil milhões e meio de anos, estes materiais orgânicos já existiam no Universo bem antes de o nosso planeta e até o próprio Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
se terem formado. Podem mesmo ter sido as origens do nosso Sistema Solar.

O Spitzer descobriu os compostos orgânicos em galáxias onde teve lugar uma intensa formação de estrelas, durante um curto período de tempo. Estas galáxias são quase invisíveis em imagens obtidas na banda do visível, uma vez que se encontram a grandes distâncias e contêm uma enorme quantidade de poeira que absorve a luz visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
. Mas essa poeira emite uma radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
muito intensa no infravermelho, que pôde ser facilmente localizada pelo Spitzer.

Assim, o espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de infravermelho do Spitzer separou a luz infravermelha detectada nas várias componentes, capazes de revelar a presença dos compostos orgânicos. Através das características espectrais destes compostos, os cientistas puderam depois estimar a distância a que se encontravam as galáxias - 10 mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, o que corresponde a uma época em que o Universo ainda era muito jovem. Os compostos complexos encontrados mostram que, nesse período, já várias gerações de estrelas se tinham formado. Planetas e vida tiveram hipóteses de surgir muito cedo na história do Universo.

Os resultados desta pesquisa serão publicados num artigo a 10 de Agosto, na revista científica Astrophysical Journal, por um conjunto de investigadores do Spitzer Science Center do Instituto de Tecnologia da Califórnia, liderados pelo Dr. Lin Yan.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2005-123