Spitzer descobre componentes da vida no Universo primitivo

2005-08-04

O gráfico representa o espectro de luz, no infravermelho médio, proveniente de uma galáxia luminosa, observada há dez mil milhões de anos, quando o Universo tinha apenas ¼ da sua idade actual. O espectrómetro de infravermelhos do Spitzer identificou riscas características de moléculas orgânicas complexas - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos - numa jovem galáxia com intensa formação de estrelas, numa altura em que ela tinha apenas 3,5 mil milhões de anos. Os dados foram obtidos entre Agosto e Setembro de 2004. Crédito: NASA/JPL-Caltech/L. Yan (SSC/Caltech).
Utilizando o telescópio espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
), uma equipa de cientistas foi capaz de detectar moléculas
orgânicas em galáxias
muito distantes, pertencentes a um tempo em que o Universo tinha ¼ da sua idade actual – 14 mil milhões de anos. As grandes moléculas, conhecidas como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), são compostas de carbono e hidrogénio e fazem parte de um conjunto que representa os alicerces da vida.

Estas moléculas são bastante comuns na Terra. Formam-se sempre que os materiais de origem carbónica não sofrem uma combustão completa. Podem ser encontradas nos escapes de automóveis e aviões, e também nos vulgares churrascos e torradas queimadas. Presentes em galáxias como a nossa Via Láctea
, desempenham um papel muito importante na formação das estrelas
e dos planetas
. O Spitzer foi o primeiro telescópio a conseguir detectá-las numa época tão remota.

Missões prévias, como as realizadas pelos satélites astronómicos de infravermelhos
IRAS
InfraRed Astronomical Satellite (IRAS)
O IRAS foi o primeiro satélite astronómico de infravermelhos colocado em órbita, em 1984, pela NASA. Este satélite mapeou cerca de 96% de todo o céu em 4 bandas (ou filtros) centradas nos comprimentos de onda de 12, 25, 60 e 100 mícrones.
(NASA) e ISO
Infrared Space Observatory (ISO)
O observatório espacial de infravermelhos ISO foi uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) com a participação das agências espaciais do Japão (ISAS) e dos EUA (NASA). Lançado em Novembro de 1995, a sua missão científica decorreu até Maio de 1998. A sua contribuição para o nosso conhecimento do universo, em campos que vão desde o Sistema Solar até às galáxias mais distantes, foi extraordinária.
(ESA
/ISAS/NASA), detectaram este tipo de moléculas em galáxias mais próximas da nossa. O Spitzer é 100 vezes mais sensível do que estes telescópios, permitindo a detecção directa dos compostos orgânicos a uma distância muito maior – 10 mil milhões de anos para trás no tempo em relação às missões anteriores.

Uma vez que a Terra tem aproximadamente 4 mil milhões e meio de anos, estes materiais orgânicos já existiam no Universo bem antes de o nosso planeta e até o próprio Sistema Solar
se terem formado. Podem mesmo ter sido as origens do nosso Sistema Solar.

O Spitzer descobriu os compostos orgânicos em galáxias onde teve lugar uma intensa formação de estrelas, durante um curto período de tempo. Estas galáxias são quase invisíveis em imagens obtidas na banda do visível, uma vez que se encontram a grandes distâncias e contêm uma enorme quantidade de poeira que absorve a luz visível
. Mas essa poeira emite uma radiação
muito intensa no infravermelho, que pôde ser facilmente localizada pelo Spitzer.

Assim, o espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de infravermelho do Spitzer separou a luz infravermelha detectada nas várias componentes, capazes de revelar a presença dos compostos orgânicos. Através das características espectrais destes compostos, os cientistas puderam depois estimar a distância a que se encontravam as galáxias - 10 mil milhões de anos-luz
, o que corresponde a uma época em que o Universo ainda era muito jovem. Os compostos complexos encontrados mostram que, nesse período, já várias gerações de estrelas se tinham formado. Planetas e vida tiveram hipóteses de surgir muito cedo na história do Universo.

Os resultados desta pesquisa serão publicados num artigo a 10 de Agosto, na revista científica Astrophysical Journal, por um conjunto de investigadores do Spitzer Science Center do Instituto de Tecnologia da Califórnia, liderados pelo Dr. Lin Yan.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2005-123