Novo estudo determina idade da Via Láctea

2005-07-01

Meteorito Murchison. Crédito: Nicolas Dauphas, University of Chicago.
N. Dauphas, professor da Universidade de Chicago, desenvolveu um novo método para calcular a idade da Via Láctea
e que pode ser utilizado para desvendar mais mistérios do cosmos
Cosmos
O conjunto de tudo quanto existiu, existe e alguma vez existirá. A larga escala, o Universo parece ser isotrópico e homogéneo.
. Neste trabalho, publicado na Nature, Dauphas mostrou que a razão de urânio-238 (U) para tório-232 (Th) encontrada para meteoritos
meteorito
Um meteorito é um corpo sólido que entra na atmosfera da Terra (ou de outro planeta), sendo suficientemente grande para não ser totalmente destruído pela fricção com as partículas da atmosfera, e assim atingir o solo. Os meteoritos dividem-se em três categorias, segundo a sua composição: aerolitos (rochosos), sideritos (ferro) e siderolitos (ferro e rochas).
pode ser utilizada conjuntamente com a observação de estrelas
velhas da nossa Galáxia para determinar com precisão a taxa de produção de U/Th. O estudo conclui que a idade da Via Láctea é aproximadamente 14,5 mil milhões de anos, com um erro ligeiramente superior a 2 mil milhões de anos.

A utilização de outros relógios cósmicos, como a acumulação de berílio nas estrelas, dá uma idade de 13,6 mil milhões de anos à Via Láctea. Outro resultado, de 12,2 mil milhões de anos, é obtido através das características de dois tipos estelares: os enxames globulares e as anãs brancas
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
. Estes métodos dependem das teorias sobre a evolução estelar e da Física Nuclear.

A idade avançada agora, de 14,5 mil milhões de anos, é bastante próxima dos resultados anteriores. Ou seja, mantém-se a teoria de que, após o Big Bang, não demorou muito até as grandes estruturas se começarem a formar, incluindo a nossa Via Láctea.

O novo estudo realizado por Dauphas depende da precisão do “relógio” de urânio/tório. Os cientistas mediram as abundâncias de urânio e tório num meteorito, representante do nosso Sistema Solar
, e numa estrela velha do halo da nossa galáxia
, representante da idade da nossa galáxia. Com estes dois dados, e utilizando um modelo de enriquecimento químico da galáxia, relacionaram a taxa de produção de U/Th com a idade da Galáxia. Chegaram à conclusão que a taxa de produção de U/Th é 0,571 ± 0,03 e a idade da Galáxia é de 14,5 mil milhões de anos.

Fonte da notícia: http://www-news.uchicago.edu/releases/05/050629.milkyway.jpg