Vulcão pode ser fonte de reabastecimento de metano para a atmosfera de Titã
2005-06-15
Em cima: imagem de alta resolução obtida pelo espectrómetro VIMS, da Cassini, na aproximação a Titã de 26 de Outubro de 2004. A imagem cobre uma área de 150 km2; a 8,5° latitude e –143,5° longitude, uma estrutura circular, com cerca de 30 km de diâmetro, e com duas asas alongadas para oeste, sugere aos cientistas tratar-se de um vulcão. A resolução da imagem varia entre 2,6 km/pixel e 1,8 km/pixel. Em baixo: detalhes da estrutura circular. Os primeiros 6 painéis são imagens obtidas em diferentes comprimentos de onda, entre 1 e 5 µm. Os três painéis seguintes são compostos por duas cores (imagens de ratios) e permitem visualizar variações na composição da superfície, que parecem ser ligeiras. Por fim, o último painel é uma composição de cores (a vermelho, 2,75µm, a verde, 2,0 µm e a azul, 1,6 µm). Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, é o único satélite do nosso Sistema SolarSaturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
com uma atmosferaO Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
densa. A pressão à superfície é 1,5 atm e, de forma semelhante à Terra, o azoto (N2) é o componente principal da sua atmosfera, seguindo-se o metano (2 a 3%). O metano é fotodissociado numa escala de tempo de 107 anos, que é um tempo de vida curto, o que sugere que Titã tenha à superfície, ou sob esta, um reservatório de hidrocarbonetos que reabasteça a atmosfera.
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
Numa das aproximações a Titã, em Outubro de 2004, a sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
(NASAA missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) obteve imagens no infravermelhoEntidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
da superfície desta lua. A densa atmosfera de Titã impede que se veja a sua superfície em comprimentos de onda do visívelRegião do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
, mas observando em comprimentos de ondaA radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
do infravermelho, consegue-se ver através da atmosfera.
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
As observações revelaram que não existe um oceano de metano; pelo contrário, pequenas variações no albedo
albedo
O albedo é uma medida da reflectividade de um astro, definida como a razão entre a quantidade de luz reflectida pelo astro e a quantidade de luz recebida. A reflexão total corresponde a um albedo de 1.
sugerem variações topográficas como seria de se esperar numa superfície mais sólida (talvez de gelo).
O albedo é uma medida da reflectividade de um astro, definida como a razão entre a quantidade de luz reflectida pelo astro e a quantidade de luz recebida. A reflexão total corresponde a um albedo de 1.
As imagens revelaram uma estrutura circular, com cerca de 30 km de diâmetro, que não se assemelha a nada que já se tenha observado em qualquer satélite gelado do Sistema Solar. A equipa de investigação, liderada por C. Sotin (Laboratório de Planetologia e Geodinâmica da Universidade de Nantes, França), propõe que se trata de uma cúpula gelada de um vulcão, formada pelas plumas geladas que libertam metano para a atmosfera de Titã.
A imagem de maior resolução obtida com o VIMS (espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de mapeamento no visível e infravermelho) cobre uma área de 150 km2. A estrutura circular apresenta duas asas alongadas, que se estendem para oeste, e assemelha-se a vulcões na Terra e em VénusO espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, com camadas sobrepostas de material, devido a séries de erupções. No centro, vê-se claramente uma região escura, que lembra uma caldeira. O material que é expelido do vulcão pode ser uma mistura gelada de água e metano, combinada com outros gelos e hidrocarbonetos. A energia de uma fonte de aquecimento interna pode provocar a subida destes materiais e a sua vaporização quando chegam à superfície. Contudo, são necessárias mais observações de forma a determinar se as forças de maré são suficientes para gerar energia para a erupção do vulcão, ou se é de facto necessária a presença de outra fonte de energia.
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
A interpretação da estrutura circular como sendo um vulcão gelado é apoiada pelos modelos de evolução de Titã. Este trabalho de investigação encontra-se publicado na revista Nature de 9 de Junho.
Fonte da notícia: http://saturn.jpl.nasa.gov/news/press-release-details.cfm?newsID=579