SMART-1 detecta cálcio na Lua

2005-06-14

A câmara de raios-X D-CIXS, a bordo da SMART-1, encontrava-se a observar a região do Mare Crisium quando ocorreu uma fulguração solar que fez a superfície da lua brilhar em raios-X. A região marcada na imagem da Lua (em cima) vai desde os 15° aos 45° Norte, a 60° Este de longitude. As horas no gráfico são Tempo Universal. O gráfico de baixo mostra o fluxo solar em raios-X durante a fulguração solar, que durou das 6:00 às 8:00 UT. Neste intervalo de tempo, o espectrómetro D-CIXS observou o brilho da Lua em raios-X e distinguiu alguns dos diferentes elementos químicos que compõem o solo lunar. Crédito: ESA/D-CIXS. Imagem da Lua Cheia: cortesia de Hidden Loft Observatory. Gráfico do fluxo solar: cortesia de NOAA.
A SMART-1 (ESA
) encontra-se actualmente na fase de verificação e calibração dos seus instrumentos, enquanto percorre a sua órbita
científica. A sua maior aproximação ao satélite coloca-a a 450 quilómetros da Lua
. Durante esta fase de calibração, que precede a fase de observações científicas, os cientistas estão a acostumar-se ao manuseamento e funcionamento dos instrumentos no ambiente quente da órbita lunar.

O espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios-X
D-CIXS, embora ainda se encontre em preparação para operar totalmente, já começou a enviar dados observacionais de alta qualidade. O D-CIXS foi concebido para medir a composição química global da Lua através de observações em raios-X da luz solar reflectida pelo solo lunar.

Em 15 de Janeiro de 2005, ocorreu uma fulguração
solar que durou duas horas e emitiu uma grande quantidade de radiação
que se propagou pelo Sistema Solar
, e alcançou, naturalmente, a Lua. A reflexão em raios-X desta radiação, pela superfície lunar, permitiu ao espectrómetro D-CIXS distinguir a presença de certos elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
na área lunar que estava a ser observada na altura - o Mare Crisium. Entre os elementos detectados estão o cálcio, o alumínio, o silício e o ferro.

Foi a primeira vez que os cientistas detectaram remotamente, sem ambiguidade, cálcio na Lua. O cálcio é um elemento muito importante na formação de rochas lunares.

A SMART-1 começa já a oferecer dados com qualidade para o avanço da ciência lunar. Quando todos os instrumentos estiverem totalmente operacionais, espera-se uma missão inovadora e extremamente bem sucedida.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaCP/SEM4711DU8E_index_0.html