SMART-1 detecta cálcio na Lua

2005-06-14

A câmara de raios-X D-CIXS, a bordo da SMART-1, encontrava-se a observar a região do Mare Crisium quando ocorreu uma fulguração solar que fez a superfície da lua brilhar em raios-X. A região marcada na imagem da Lua (em cima) vai desde os 15° aos 45° Norte, a 60° Este de longitude. As horas no gráfico são Tempo Universal. O gráfico de baixo mostra o fluxo solar em raios-X durante a fulguração solar, que durou das 6:00 às 8:00 UT. Neste intervalo de tempo, o espectrómetro D-CIXS observou o brilho da Lua em raios-X e distinguiu alguns dos diferentes elementos químicos que compõem o solo lunar. Crédito: ESA/D-CIXS. Imagem da Lua Cheia: cortesia de Hidden Loft Observatory. Gráfico do fluxo solar: cortesia de NOAA.
A SMART-1 (ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) encontra-se actualmente na fase de verificação e calibração dos seus instrumentos, enquanto percorre a sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
científica. A sua maior aproximação ao satélite coloca-a a 450 quilómetros da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
. Durante esta fase de calibração, que precede a fase de observações científicas, os cientistas estão a acostumar-se ao manuseamento e funcionamento dos instrumentos no ambiente quente da órbita lunar.

O espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
D-CIXS, embora ainda se encontre em preparação para operar totalmente, já começou a enviar dados observacionais de alta qualidade. O D-CIXS foi concebido para medir a composição química global da Lua através de observações em raios-X da luz solar reflectida pelo solo lunar.

Em 15 de Janeiro de 2005, ocorreu uma fulguração
fulguração
Uma fulguração é uma libertação de energia de forma explosiva da qual resulta um aumento rápido do brilho do astro no qual ocorre. São exemplo deste tipo de fenómenos as fulgurações solares, associadas às manchas solares, bem como as fulgurações de raios-X, que ocorrem em estrelas de neutrões, e de raios gama, que se sabe estarem relacionadas com as explosões de supernova.
solar que durou duas horas e emitiu uma grande quantidade de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
que se propagou pelo Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, e alcançou, naturalmente, a Lua. A reflexão em raios-X desta radiação, pela superfície lunar, permitiu ao espectrómetro D-CIXS distinguir a presença de certos elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
na área lunar que estava a ser observada na altura - o Mare Crisium. Entre os elementos detectados estão o cálcio, o alumínio, o silício e o ferro.

Foi a primeira vez que os cientistas detectaram remotamente, sem ambiguidade, cálcio na Lua. O cálcio é um elemento muito importante na formação de rochas lunares.

A SMART-1 começa já a oferecer dados com qualidade para o avanço da ciência lunar. Quando todos os instrumentos estiverem totalmente operacionais, espera-se uma missão inovadora e extremamente bem sucedida.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaCP/SEM4711DU8E_index_0.html