Binário de anãs brancas inunda o espaço com ondas gravitacionais

2005-06-09

Em cima: ilustração que representa as duas anãs brancas do sistema J0806, realizando órbitas tão apertadas que estão destinadas a fundir-se. Neste momento, o sistema poderá estar a encher o espaço de ondas gravitacionais – rugas no espaço-tempo, previstas por Einstein, mas que nunca foram detectadas directamente. Crédito: GSFC/D. Berry. Em baixo: o gráfico mostra os dados obtidos pelo Chandra. Os raios-X emitidos por J0806 variam com um período de 321,5 segundos, sugerindo que as 2 anãs brancas se orbitam mutuamente com um período de 5 minutos. Crédito: NASA/CXC/GSFC/T. Strohmayer.
Graças ao Observatório de Raios-X Chandra
), um cientista descobriu duas anãs brancas
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
que se encontram a descrever, em torno uma da outra, órbitas
tão apertadas, que estão destinadas a fundir-se. Os dados indicam que o sistema de estrelas
deve estar a gerar ondas gravitacionais, que estão a transportar energia para o espaço a uma taxa prodigiosa. O sistema transforma-se assim no principal candidato a alvo de missões futuras, destinadas a detectar directamente estas subtis ondas no espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.

As ondas gravitacionais são perturbações na curvatura do espaço-tempo
curvatura do espaço-tempo
Designa-se por curvatura do espaço-tempo a deformação nele introduzida pela presença de matéria, no contexto da Teoria da Relatividade Geral.
que se deslocam à velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
e que só se tornam apreciáveis em eventos cósmicos violentos, como colisões de objectos compactos (corpos com muita massa
num volume muito pequeno), explosões de supernovas
, ou o próprio Big Bang. Foram previstas pela Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
de Einstein. Segundo esta teoria, um sistema binário constituído por objectos compactos emite ondas gravitacionais. Estas afastam-se à velocidade da luz, fazendo com que as estrelas se aproximem. O período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
do sistema em questão, conhecido por RX J0806.3+1527, ou apenas J0806, está a diminuir de 1,2 milissegundos por ano, uma taxa que é consistente com a teoria.

As anãs brancas do sistema J0806 têm, cada uma, uma massa estimada igual a metade da massa do Sol
, embora sejam apenas aproximadamente do tamanho da Terra. O binário deve ter a órbita mais pequena dos sistemas binários conhecidos, com as estrelas afastadas de uma distância de 80000 quilómetros, que é apenas um quinto da distância Terra-Lua. Como as estrelas giram tão próximas uma da outra, viajando a mais de 1,5 milhões de quilómetros por hora, a produção de ondas gravitacionais aumenta.

Segundo Tod Strohmayer, do Centro Goddard para o Voo Espacial (NASA), que apresentou estes resultados no último encontro da Sociedade Americana de Astronomia, se os dados se confirmarem, J0806 pode ser uma das fontes mais brilhantes de ondas gravitacionais da Galáxia
. Pode mesmo vir a converter-se numa das primeiras fontes deste tipo a serem detectadas pela futura missão espacial LISA (ESA
/NASA) – Laser
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER)
A palavra LASER designa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. O princípio físico por trás deste fenómeno é a emissão estimulada: sob certas condições, um fotão atinge um átomo excitado e provoca a emissão de um fotão. O átomo emite dois fotões: o fotão estimulador, que passa incólume, e o fotão estimulado, que tem o mesmo comprimento de onda, a mesma fase, a mesma polarização e a mesma direcção de propagação que o fotão estimulador. Se cada um destes fotões estimular mais átomos, o feixe inicial de fotões é assim amplificado.
Interferometer Space Antenna
– destinada a captar ondas gravitacionais.

Observações realizadas no visível e nos raios-X
mostraram, para este sistema, variações periódicas, com um período de 321,5 segundos – pouco mais de 5 minutos. Este período é provavelmente o período orbital do sistema. No entanto, a possibilidade de que ele represente a rotação de uma das anãs brancas não deve ser ainda totalmente posta de parte.

Tod Strohmayer considera que este deve ser o mais compacto dos binários conhecidos, ou então deverá ser um dos sistemas mais estranhos até hoje observados. Qualquer que seja o caso, o sistema terá certamente uma grande história para contar.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/05_releases/press_053005.html