Saturno reflecte raios-X solares

2005-05-27

Observações de Saturno pelo Chandra (em cima) mostram que a atmosfera de Saturno actua como um espelho que reflecte a actividade solar (em baixo). Em 20 de Janeiro de 2004, uma fulguração solar durou 36 minutos e foi detectada por radiotelescópios e telescópios ópticos. Em baixo: imagem da fulguração em raios-X, obtida pelo GOES-12. Crédito: GOES-12 X-ray: NOAA/SEC. cerca de duas horas e catorze minutos depois, o Chandra detectou a emissão de raios-X em Saturno – o intervalo de tempo decorrido corresponde ao tempo que a radiação X leva desde o Sol até Saturno e de volta para a Terra. Crédito: NASA/MSFC/CXC/A.Bhardwaj et al.
Observações levadas a cabo com o Observatório de Raios-X Chandra
) sugerem que Saturno
, tal como Júpiter
, reflecte os raios-X
solares. A descoberta resulta da primeira observação de uma fulguração
de raios-X reflectida pelas baixas latitudes de Saturno, numa região correspondente ao equador e trópicos terrestres.

O estudo, liderado por A. Bhardwaj, cientista do Centro Marshall para o Voo Espacial (NASA), encontra-se num artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, onde os autores concluem que Saturno se comporta como um espelho difuso dos raios-X solares.

Estudos anteriores já tinham revelado que Júpiter, com um diâmetro 11 vezes o da Terra, actua duma forma semelhante (ver notícia de 22/03/2005). Saturno é cerca de 9,5 vezes maior do que a Terra e encontra-se duas vezes mais longe da Terra do que Júpiter. Tanto Saturno como Júpiter reflectem menos de 0,1% dos raios-X incidentes.

Os cientistas acreditam que podem utilizar estes dois planetas
gigantes para estudar a actividade solar
actividade solar
A actividade solar consiste no conjunto de fenómenos ou processos físicos que se manifestam, com maior ou menor intensidade, durante o ciclo solar. Por exemplo, fazem parte da actividade solar a ocorrência de manchas solares, as protuberâncias, o vento solar, ou as ejecções de matéria coronal.
, com a vantagem de poderem monitorizar fulgurações solares que ocorrem em regiões que os satélites espaciais podem não conseguir observar.

As fulgurações solares são normalmente acompanhadas por ejecções de massa
coronal, que emitem matéria solar e um campo magnético
. Se a Terra estiver na sua direcção, as ejecções de matéria podem afectar os sistemas de comunicação.

Dos três planetas magnéticos, Júpiter e a Terra emitem dois tipos de radiação X: emissões nas regiões polares, que constituem as auroras
aurora
A aurora é a luz emitida pelos iões da atmosfera terrestre, principalmente nos pólos geomagnéticos da Terra, estimulada pelo bombardeamento de partículas de alta energia ejectadas pelo Sol. As auroras aparecem dois dias depois das fulgurações solares, proporcionando um espectáculo de rara beleza, e atingem o seu pico cerca de dois anos depois do máximo de manchas solares. As auroras boreais e austrais são observáveis a latitudes elevadas no hemisfério Norte e hemisfério Sul, respectivamente.
, e emissões na região do disco, a baixas latitudes. Contudo, até agora, nunca se observou, claramente, emissões de raios-X do tipo aurora em Saturno.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2005/may/HQ_05134_Chandra.html