Luz de planetas extra-solares detectada directamente pela primeira vez

2005-04-01

Estes gráficos, baseados nos dados obtidos pelo Spitzer, mostram a variação da radiação infravermelha para os dois sistemas estrela-planeta: TrES-1, em cima, e HD 209458, em baixo. O brilho infravermelho é a soma do brilho da estrela e do planeta, excepto quando o planeta se encontra escondido atrás da estrela – nessa altura, observa-se uma diminuição do brilho, pois apenas a estrela contribui com a sua parte. É esta variação do brilho que permite medir directamente a radiação infravermelha dos exoplanetas. Crédito: NASA/JPL-Caltech/D. Charbonneau (CfA) & NASA/JPL-Caltech/D. Deming (Goddard Space Flight Center).
Dois estudos independentes utilizaram observações obtidas com o Telescópio Espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
) para detectarem a radiação
proveniente de dois planetas extra-solares
já conhecidos.

Um dos estudos é liderado por D. Deming, do Centro Goddard para o Voo Espacial (NASA) e encontra-se publicado na última edição da Nature; o outro trabalho aparecerá publicado numa próxima edição da revista Astrophysical Journal, sendo D. Charbonneau (Centro Smithsonian para a Astrofísica) o primeiro autor.

Até agora, todos os planetas
extra-solares confirmados, incluindo os dois observados agora pelo Spitzer, foram descobertos indirectamente, por métodos que se baseiam nas perturbações gravitacionais que o planeta exerce sobre a estrela
, ou, mais recentemente, pelo método do trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
(a presença do planeta é inferida pela diminuição de luz proveniente da estrela, causada pela passagem do planeta em frente do disco da estrela). Ambos os métodos utilizam telescópios ópticos e, indirectamente, revelam a massa
e o tamanho dos planetas, respectivamente.

Nos novos estudos realizados com o Spitzer, os investigadores analisaram directamente o brilho
proveniente de dois planetas extra-solares, previamente descobertos: HD 209458b e TrES-1. São planetas gigantes gasosos
planeta joviano
Designam-se por planetas jovianos aqueles que se assemelham a Júpiter, ou seja, planetas gigantes com superfícies gasosas. No Sistema Solar, são planetas jovianos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
que orbitam muito próximo das suas estrelas, sendo por isso muito quentes – daí serem chamados de Júpiteres quentes. Consequentemente, brilham fortemente no infravermelho.

Para distinguir o brilho infravermelho do planeta do da estrela, os astrónomos utilizam um pequeno truque. Primeiro, o Spitzer capta a radiação infravermelha total da estrela e do planeta; depois, quando o planeta, na sua órbita
em torno da estrela, desaparece para detrás desta, os astrónomos medem a radiação infravermelha da estrela. A subtracção das duas medições permite medir exactamente quanto da radiação infravermelha total é do planeta. Em comprimentos de onda do visível
, a luz da estrela sobrepõe-se de tal forma à luz do planeta, que não se pode determinar a luz que o planeta reflecte. Mas no infravermelho, o contraste estrela-planeta é mais favorável, pois o planeta emite a sua própria radiação.

A análise dos dados do Spitzer permitem concluir que ambos os planetas estão a uma temperatura de, pelo menos, 1000 graus kelvin
kelvin (K)
O kelvin (K) é a unidade fundamental SI de temperatura termodinâmica e é equivalente a 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.
(727°C). Estas medições confirmam que os Júpiteres quentes são verdadeiramente quentes. Observações adicionais com o Spitzer já estão planeadas e estas permitirão obter mais informação sobre os ventos e a composição da atmosfera
destes exoplanetas.

HD 209458b, descoberto em 1999 pelo método baseado nas perturbações gravitacionais que exerce sobre a sua estrela, tornou-se pouco tempo depois o primeiro exoplaneta a ser também detectado pelo método do trânsito. Por sua vez, TrES-1 foi descoberto pelo método do trânsito em 2004, no âmbito do programa Trans-Atlantic Exoplanet Survey, um levantamento de planetas extra-solares.

O Telescópio Espacial Spitzer é ideal para o estudo de planetas extra-solares que transitam estrelas do tamanho do Sol
e que se encontrem até 500 anos-luz
. Dos sete exoplanetas que se sabe que transitam as suas estrelas, só os dois aqui referidos verificam os restantes critérios. Espera-se que à medida que se descobrem mais, o Spitzer poderá observar a sua radiação infravermelha.

Fonte da notícia: http://www.spitzer.caltech.edu/Media/releases/ssc2005-09/release.shtml