Cassini encontra atmosfera em Encélado

2005-03-23

Esta imagem, de cor falsa, mostra a superfície de Encélado, lua de Saturno, e fornece uma nova perspectiva dos diferentes processos que terão dado forma à superfície gelada desta lua. As falhas acusam actividade geológica e a lua pode possuir vulcões de gelo, responsáveis pela libertação de vapor de água a partir do interior. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.
A sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
realizou duas órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
próximas em torno da lua gelada de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, Encélado, e descobriu que esta lua tem uma atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
significativa, constituída essencialmente por vapor de água. O estudos dos dados obtidos pelo magnetómetro da Cassini levam os cientistas a pensar que a origem da atmosfera pode estar relacionada com vulcanismo, géisers, ou gases que se escapam da superfície, ou mesmo do interior da lua.

Quando a Cassini teve o seu primeiro encontro com Encélado, uma das luas de Saturno, a 17 de Fevereiro de 2005 e a uma altitude de 1167 quilómetros, o seu magnetómetro detectou uma característica significativa no campo magnético
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
que sugeria a presença de atmosfera. A 9 de Março a sonda aproximou-se a uma distância de 500 quilómetros da superfície da lua e obteve evidências adicionais. As observações mostraram uma curvatura no campo magnético, com o plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
da magnetosfera
magnetosfera
Magnetosfera é a região em torno de um objecto celeste ocupada pelo seu campo magnético.
de Saturno a ser retardado e deflectido pela lua. Adicionalmente, foram notadas oscilações no campo magnético, o que acontece quando moléculas
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
carregadas electricamente (ionizadas
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
) interagem com ele, entrando numa espiral em torno da linha de campo. Estas oscilações têm frequências
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
específicas, que podem ser utilizadas para identificar o tipo de molécula presente. Os cientistas acreditam que, neste caso, se trata de moléculas de vapor de água.

Segundo o Dr. Michele Dougherty, investigador principal do magnetómetro da Cassini e professor no Imperial College (Londres), estes resultados podem constituir a primeira prova da existência de gases com origem na superfície de Encélado e possivelmente também no seu interior. Em 1981, a Voyager (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) passou a uma distância de 90000 quilómetros de Encélado, sem ter detectado a existência de qualquer atmosfera. É provável que este tipo de detecção estivesse para além das possibilidades da Voyager, ou então alguma coisa mudou desde essa altura.

A Cassini entrou na órbita de Saturno no Verão passado e esta é a primeira vez que uma atmosfera é detectada numa das suas luas, sem contar com Titã. Encélado é uma lua relativamente pequena e a gravidade que pode exercer não é suficiente para manter uma atmosfera durante muito tempo. O que leva os cientistas a considerarem que deve haver uma fonte a sustentá-la, de uma forma contínua e intensa, e encaram a possibilidade de existência de erupções, tais como vulcões e géisers. Se assim for, Encélado fará parte de um grupo de luas activas, como Io, em Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, e Tritão, em Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
. Desde a passagem da Voyager que os cientistas suspeitam que esta lua é geologicamente activa e que deve ser a fonte do anel E, um anel de gelo de Saturno.

O diâmetro de Encélado é de cerca de 500 quilómetros. Não obstante as suas pequenas dimensões, esta lua exibe uma das superfícies mais interessantes dos satélites de gelo e é o objecto mais reflectivo do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, reflectindo cerca de 90% da luz solar que o atinge. Se possuir vulcões de gelo, a grande reflectividade da sua superfície pode resultar do depósito contínuo de partículas de gelo provenientes dos vulcões.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2005-046