Estrela banida da Via Láctea

2005-02-16

Imagem obtida pelo levantamento Sloan Digital Sky Survey, que mostra a região do céu onde se encontra a estrela SDSS J090745.0+24507 (assinalada por uma seta). Crédito: SDSS Collaboration.
Uma equipa de astrónomos do Centro Smithsonian para a Astrofísica (EUA), liderada por W. Brown, identificou uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
cuja velocidade é a mais elevada alguma vez medida para estrelas da nossa Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
: 2,4 milhões de quilómetros por hora. A estrela, catalogada como SDSS
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
J090745.0+24507, está a dirigir-se para o exterior da Via Láctea com uma velocidade duas vezes superior à velocidade de escape da Galáxia, o que significa que o efeito gravitacional da Galáxia não a consegue prender – a estrela irá escapar-se, passando então a viajar sozinha pelo espaço intergaláctico.

A componente da velocidade da estrela segundo a direcção de observação (chamada velocidade na linha-de-visão), sugere aos astrónomos que a trajectória da estrela parte directamente do centro da Galáxia. Os astrónomos investigaram ainda a composição química e a idade da estrela, à procura de mais pistas sobre a sua história. A composição química revelou que a estrela é rica em elementos químicos pesados
metal
Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atómico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados.
(metalicidade
abundância de metais
A abundância de metais de um dado objecto celeste é a abundância química de todos os seus elementos, excepto o hidrogénio e o hélio. Para os astrónomos, todos os elementos com número atómico superior ao do hélio são considerados metais.
elevada), um indicador de que a estrela pode ter nascido numa região de formação de estrelas perto do centro galáctico. Para a estrela ter chegado à sua localização actual, a partir do centro galáctico, foram necessários 80 milhões de anos, o que é consistente com a sua idade.

A estrela já teve uma companheira, mas quando o sistema binário se aproximou do buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
central da nossa Galáxia, a companheira foi capturada numa órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
enquanto SDSS J090745.0+24507 foi violentamente lançada para uma trajectória que a leva para fora da Galáxia. Este cenário foi previsto em 1998 por J. Hills: agora, esta estrela parece confirmar a teoria de que o efeito gravitacional do buraco negro de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada da nossa Galáxia é capaz de expulsar uma estrela da Via Láctea.

Fonte da notícia: http://www.cfa.harvard.edu/press/pr0505.html