Buracos negros de massa elevada induzem formação de estrelas

2005-01-29

Imagem (em falsa cor) de NGC 541 no infravermelho e rádio. As regiões azuis mostram o surto de formação de estrelas (o Objecto de Minkowski) e todo o vermelho na diagonal é o jacto de rádio. Crédito: van Breugel, Croft, VLA, Keck, HST.
Uma equipa de astrónomos do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (EUA) reuniu evidências de como buracos negros
elevada podem induzir a formação de estrelas
através de jactos de radiação

Buracos negros de massa elevada podem criar jactos de partículas electricamente carregadas (electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
, por exemplo) quando o material circundante está a cair no buraco negro. Os campos magnéticos
aceleram as partículas carregadas quase à velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
e estas emitem radiação na frequência
do rádio, dando origem aos “jactos de rádio”.

Há cerca de 20 anos, os astrónomos descobriram um “jacto de rádio” associado a uma galáxia
, e pensaram que se tratava de uma colisão casual entre um jacto e uma galáxia. Mas hoje em dia, uma mão cheia destes sistemas descobertos em galáxias próximas leva a crer que esta parelha não é acidental.

Observações realizadas por W. van Breugel e S. Croft (Instituto para a Geofísica e Física Planetária, Laboratório Nacional Lawrence Livermore) constituem agora a melhor evidência de que estes jactos podem induzir formação de estrelas. Estes investigadores utilizaram o VLA
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
), os Telescópios Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
(Caltech/NASA
) e o Telescópio Espacial Hubble
(NASA/ESA
) para observar NGC 541, uma radiogaláxia
radiogaláxia
Uma galáxia muito luminosa nos comprimentos de onda do rádio é chamada de radiogaláxia. Estão normalmente associadas a galáxias gigantes elípticas.
que se situa a cerca de 216 milhões de anos-luz
, perto do centro de um enxame de aproximadamente 200 galáxias.

As observações no rádio mostram gás de hidrogénio neutro frio na ponta do jacto da radiogaláxia, onde cerca de 10 milhões de estrelas formam um arco de 32000 anos-luz de extensão. As observações no óptico e infravermelho
mostram que o arco de estrelas, conhecido como Objecto de Minkowski, é constituído por estrelas jovens, com apenas 10 milhões de anos.

O gás frio é um ingrediente essencial para a formação de estrelas. Os investigadores observaram que quando o jacto de rádio colide com o gás de hidrogénio quente e denso de NGC 541, o meio começa a esfriar e forma uma nuvem grande de hidrogénio neutro, que pode colapsar e provocar a formação de estrelas. Simulações computacionais, realizadas por C. Fragile, P. Anninos e S. Murray, já tinham mostrado que jactos de radiação rádio podem levar ao colapso de nuvens interstelares, induzindo formação de estrelas.

As observações sugerem que o objecto de Minkowski formou-se quando o jacto de rádio, emitido pelo buraco negro de massa elevada de NGC 541, colidiu com o gás denso.

Van Breugel, que estuda buracos negros há mais de 20 anos, considera que estas observações são mais um bom motivo para estudar a relação entre buracos negros e galáxias jovens. As condições observadas em NGC 541 podem ser muito importantes para compreender a formação de galáxias no Universo primitivo. O processo de indução de formação de estrelas através de jactos de rádio pode ter sido fundamental no Universo primitivo, quando as galáxias ainda eram jovens, com muito hidrogénio e poucas estrelas, e os buracos negros estavam mais activos.

Fonte da notícia: http://www.llnl.gov/pao/news/news_releases/2005/NR-05-01-01.html