Chandra revela a erupção mais poderosa observada no Universo

2005-01-28

Em cima: esta imagem, obtida pelo Chandra, mostra as duas grandes cavidades (cada uma com 600 000 anos-luz de diâmetro) existentes no gás quente (vermelho), emissor de raios-X, que permeia o enxame de galáxias MS 075.6+7421. Em baixo: imagem que compara os dados de raios-X obtidos pelo Chandra com os de rádio (azul), obtidos pelo VLA. As cavidades formaram-se devido a jactos de partículas de alta energia magnetizadas, que empurraram o gás. Crédito: X-ray: NASA/CXC/Ohio U./B.McNamara et al.; Radio: NRAO/VLA)
O Observatório de Raios-X Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) obteve a imagem de uma gigantesca erupção, proveniente do buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada existente na região central de um enxame de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
denominado MS 0735.6+7421. Nessa imagem, que mostra a forte emissão de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
do gás quente do enxame de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, podem ver-se duas grandes cavidades, que se estendem em direcções opostas a partir da região central. São o resultado de uma erupção que dura há cerca de 100 milhões de anos e que já gerou a energia equivalente a centenas de milhões de fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
, pelo que se considera ser a mais poderosa alguma vez observada no Universo.

Este evento foi provocado pela energia gravitacional libertada em consequência da queda de enormes quantidades de matéria para dentro do buraco negro. Grande parte dessa matéria é "engolida", mas alguma é ejectada de forma violenta antes de ser capturada. O buraco negro já consumiu uma quantidade de matéria equivalente a cerca de 300 milhões de massas solares
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
. Os astrónomos não sabem ao certo qual a origem desta enorme quantidade de matéria, mas uma das teorias possíveis aponta para que se tenha dado um arrefecimento drástico no gás das galáxias, de tal forma que este acabou por se precipitar em direcção ao buraco negro.

A quantidade de energia libertada durante esta erupção levou o buraco negro a crescer de forma dramática. Estudos prévios realizados sugerem que, no passado recente, apenas os buracos negros mais pequenos tiveram um crescimento rápido, os de massa mais elevada terão crescido muito pouco, o que faz com que este evento seja bastante surpreendente.

As cavidades que o Chandra detectou formaram-se devido aos jactos da erupção. Uma enorme quantidade de gás terá entrado em turbilhão em direcção ao centro do buraco negro, gerando um campo electromagnético tão intenso que acabou por expelir uma fracção desse gás, sob a forma de jactos poderosos de partículas de alta energia. Com efeito, o gás está a ser ejectado do buraco negro a velocidades supersónicas e até uma distância de quase 1 milhão de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. A massa do gás deslocado é de cerca de um bilião de massas solares, mais do que a massa de todas as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
existentes na Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
.

Estes resultados foram publicados na revista Nature, a 6 de Janeiro de 2005, por uma equipa de cientistas de várias universidades, liderada por Brian McNamara da Universidade de Ohio.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/05_releases/press_010505.html