Chandra revela a erupção mais poderosa observada no Universo

2005-01-28

Em cima: esta imagem, obtida pelo Chandra, mostra as duas grandes cavidades (cada uma com 600 000 anos-luz de diâmetro) existentes no gás quente (vermelho), emissor de raios-X, que permeia o enxame de galáxias MS 075.6+7421. Em baixo: imagem que compara os dados de raios-X obtidos pelo Chandra com os de rádio (azul), obtidos pelo VLA. As cavidades formaram-se devido a jactos de partículas de alta energia magnetizadas, que empurraram o gás. Crédito: X-ray: NASA/CXC/Ohio U./B.McNamara et al.; Radio: NRAO/VLA)
O Observatório de Raios-X Chandra
) obteve a imagem de uma gigantesca erupção, proveniente do buraco negro
elevada existente na região central de um enxame de galáxias
denominado MS 0735.6+7421. Nessa imagem, que mostra a forte emissão de raios-X
do gás quente do enxame de galáxias
, podem ver-se duas grandes cavidades, que se estendem em direcções opostas a partir da região central. São o resultado de uma erupção que dura há cerca de 100 milhões de anos e que já gerou a energia equivalente a centenas de milhões de fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
, pelo que se considera ser a mais poderosa alguma vez observada no Universo.

Este evento foi provocado pela energia gravitacional libertada em consequência da queda de enormes quantidades de matéria para dentro do buraco negro. Grande parte dessa matéria é "engolida", mas alguma é ejectada de forma violenta antes de ser capturada. O buraco negro já consumiu uma quantidade de matéria equivalente a cerca de 300 milhões de massas solares
. Os astrónomos não sabem ao certo qual a origem desta enorme quantidade de matéria, mas uma das teorias possíveis aponta para que se tenha dado um arrefecimento drástico no gás das galáxias, de tal forma que este acabou por se precipitar em direcção ao buraco negro.

A quantidade de energia libertada durante esta erupção levou o buraco negro a crescer de forma dramática. Estudos prévios realizados sugerem que, no passado recente, apenas os buracos negros mais pequenos tiveram um crescimento rápido, os de massa mais elevada terão crescido muito pouco, o que faz com que este evento seja bastante surpreendente.

As cavidades que o Chandra detectou formaram-se devido aos jactos da erupção. Uma enorme quantidade de gás terá entrado em turbilhão em direcção ao centro do buraco negro, gerando um campo electromagnético tão intenso que acabou por expelir uma fracção desse gás, sob a forma de jactos poderosos de partículas de alta energia. Com efeito, o gás está a ser ejectado do buraco negro a velocidades supersónicas e até uma distância de quase 1 milhão de anos-luz
. A massa do gás deslocado é de cerca de um bilião de massas solares, mais do que a massa de todas as estrelas
existentes na Via Láctea

Estes resultados foram publicados na revista Nature, a 6 de Janeiro de 2005, por uma equipa de cientistas de várias universidades, liderada por Brian McNamara da Universidade de Ohio.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/05_releases/press_010505.html