Mapa de matéria escura fria apresenta estrutura prevista teoricamente

2005-01-14

Imagem do efeito de lente gravitacional de galáxias (amarelo a vermelho) e halos de concentração de matéria escura (azul). Crédito: P. Natarajan et al.
Os enxames de galáxias
são tipicamente constituídos por centenas de galáxias
, unidas pelo efeito da gravidade. Cerca de 90% da sua massa
, tipicamente o equivalente a biliões de sóis, é constituída por matéria escura
; o restante, é gás quente e estrelas

Embora se saiba pouco sobre a matéria escura fria, pensa-se que esta possui estrutura em todas as magnitudes, ou seja, em qualquer escala, encontram-se estruturas formadas por regiões de maior concentração de matéria escura fria. Modelos teóricos de propriedades de concentração de matéria escura foram derivadas a partir de simulações de alta resolução do crescimento de estrutura no Universo, com base no Modelo da Concordância. Apesar de já existirem evidências que apoiem o Modelo da Concordância de um Universo maioritariamente constituído por matéria escura fria, até agora nunca se tinha detectado a subestrutura por ele prevista.

Num recente estudo publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters, P. Natarajan (Universidade de Yale, EUA) e os seus colegas analisaram um conjunto de dados observacionais obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble
) e criaram um mapa espacial que mostra que a matéria escura nos enxames de galáxias apresenta regiões de maior concentração, que formam subestruturas.

Os investigadores tiraram proveito do efeito das lentes gravitacionais
efeito de lente gravitacional
O efeito de lente gravitacional consiste na deflexão da luz provocada pelo campo gravitacional muito forte de um objecto que se encontra entre o observador e a fonte de luz. Por exemplo, uma galáxia, ou um enxame de galáxias, que se encontre entre nós e um objecto astronómico muito distante, como um quasar, pode actuar como uma lente gravitacional. Tipicamente, o efeito de lente gravitacional faz com que se observe, numa única fotografia, mais do que uma imagem do mesmo objecto.
, que permite observar radiação
de galáxias distantes deflectida pela presença de objectos de massa elevada na linha de visão. Os investigadores medem as deflexões de luz que indicam concentrações estruturais de matéria escura. Quando criaram o mapa da distribuição de matéria escura e compararam os resultados com o que se esperava teoricamente do Modelo da Concordância, encontraram um acordo muito bom - o modelo passa o teste de subestruturas para o intervalo de massa de galáxias típicas de enxames, que é sensível a esta técnica.

Os investigadores acreditam que as propriedades destas concentrações de matéria escura possuem a chave para descobrirmos a natureza da matéria escura. A questão mantém-se se estas previsões e observações concordam com estruturas de concentrações de menor massa, que ainda não se conseguem detectar.

Fonte da notícia: http://www.yale.edu/opa/newsr/05-01-06-01.all.html