Universo envelhecido ainda possui juventude

2004-12-29

Seis das trinta e seis galáxias luminosas no ultravioleta, descobertas pelo Galaxy Evolution Explorer no nosso cantinho do Universo. Estas galáxias assemelham-se às galáxias jovens que eram comuns no Universo jovem. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Johns Hopkins.
Uma equipa de astrónomos, liderada por T. Heckman (Universidade Johns Hopkins, EUA), descobriu trinta e seis galáxias
brilhantes e compactas, utilizando o telescópio espacial GALEX - Galaxy Evolution Explorer (NASA
). Estas galáxias assemelham-se muito com as galáxias jovens de massa
elevada que existiam no Universo há mais de 10 mil milhões de anos. Só que as galáxias agora descobertas estão relativamente próximas de nós, entre dois e quatro mil milhões de anos-luz
de distância, e podem ser jovens, com idades compreendidas entre cem milhões e mil milhões de anos. Compare-se com a nossa Via Láctea
, que tem aproximadamente 10 mil milhões de anos!

As trinta e seis galáxias luminosas no ultravioleta
foram descobertas depois do GALEX ter observado, com os seus detectores de ultravioleta de alta sensibilidade, milhares de galáxias numa grande porção do céu. As novas galáxias são cerca de 10 vezes mais brilhantes no ultravioleta do que a Via Láctea, o que indica que possuem regiões de formação de estrelas
muito activas e numerosas explosões de supernova
, características de galáxias jovens.

Sabe-se que no início da história do Universo existiam galáxias jovens de massa elevada, que hoje são galáxias velhas, como a nossa Via Láctea. A taxa de formação de galáxias no Universo foi baixando ao longo do tempo, de forma que os astrónomos julgavam que hoje em dia já não se formavam galáxias de massa elevada. A descoberta do GALEX surpreendeu os astrónomos, pois sugere que o nosso Universo envelhecido, afinal ainda está cheio de juventude. Também oferece aos astrónomos a primeira oportunidade de ver, de perto, como a nossa galáxia talvez tenha sido na sua infância.

Este estudo, assim como vários resultados obtidos com observações realizadas pelo Galaxy Evolution Explorer, serão publicados numa edição especial da revista científica Astrophysical Journal Letters.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2004-294