Subaru observa a nebulosa planetária BD +303639

2004-12-17

Nebulosa planetária BD +303639, observada pelo Telescópio Subaru, com a câmara de óptica adaptativa CIAO - Coronagraphic Imager with Adaptive Optics. Trata-se de uma composição de 3 imagens, obtidas em três filtros diferentes (1,25 µm, 1,65 µm e 2,2 µm), a que se fez corresponder uma cor a cada uma das imagens (respectivamente, azul, verde e vermelho). Crédito: Subaru Telescope, National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ).
O Telescópio Subaru
Subaru Telescope
O Telescópio Subaru é um telescópio óptico e de infravermelhos, com um espelho de 8,2 m de diâmetro. O Subaru encontra-se no Observatório de Mauna Kea, no Havai, e é operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão – NAOJ e pelo Instituto Nacional de Ciências Naturais.
obteve, utilizando o sistema de óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
, uma imagem em infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
de uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
no fim da sua vida. BD +303639 é uma nebulosa planetária
nebulosa planetária
As nebulosas planetárias são nebulosas formadas por camadas de gás expelido por estrelas de pequena massa, que terminaram a sua fase de estrela gigante vermelha e se encontram no fim da sua vida. No centro da nebulosa planetária, a estrela transforma-se numa anã branca quente e é a radiação que emite que faz a nebulosa brilhar. As nebulosas planetárias não têm nada a ver com planetas, mas obtiveram o seu nome porque quando observadas através de um pequeno telescópio, se assemelham a um disco de um planeta.
, semelhante à nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
do Anel (na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Lira). Encontra-se a cerca de cinco mil anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra, na direcção da constelação do Cisne. A superfície da estrela central da nebulosa atinge uma temperatura de quarenta e dois mil graus kelvin
kelvin (K)
O kelvin (K) é a unidade fundamental SI de temperatura termodinâmica e é equivalente a 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.
e brilha cinquenta vezes mais do que o nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
.

No fim das suas vidas, estrelas de pouca massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
, como o nosso Sol, libertam as suas camadas mais externas, levando à acumulação de poeira e gás à volta da estrela. BD +303639 desfez-se das suas camadas mais superficiais há novecentos anos. Este material, cuja massa totaliza quase um quarto da massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
, formou uma camada à volta da estrela, com uma extensão mais de cem vezes a do nosso Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. A estrela central ilumina essa camada de gás e poeira.

Numa imagem de luz visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
, só se vê a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
da estrela central que a poeira dispersa. Mas no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
próximo, também se observa a luz emitida pela própria poeira. A nitidez da imagem obtida pelo Telescópio Subaru deve-se, em grande parte, à utilização do sistema de óptica adaptativa, que elimina o efeito negativo da turbulência da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
na imagem.

O espectro da estrela central, obtido pelo espectógrafo de alta dispersão do Telescópio Subaru, indica que a estrela está a gerar, à sua superfície, grandes quantidades de carbono. Este carbono é um provável elemento químico
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
da poeira que envolve a estrela.

Expelir as camadas mais externas faz parte da vida das estrelas. Apesar dos astrónomos frequentemente estudarem o gás e a poeira à volta de estrelas de diferentes idades e tipos, só agora se conseguem observar detalhadamente as suas estruturas, tal como as que se vêem em BD +303639.

Fonte da notícia: http://subarutelescope.org/Pressrelease/2004/12/15/index.html